Mutirão contra o Aedes aegypti vistoria mais de 2 mil imóveis

Cerca de 280 pessoas participaram no sábado, 17, do “dia D” de combate ao Aedes aegypti, realizado nos bairros Estufa II, Sesmaria e Ipiranguinha e entorno. No total, foram vistoriados 2.033 imóveis e retirados aproximadamente três caminhões de possíveis criadouros.

Também foram distribuídos cerca de 4 mil panfletos com informações sobre a febre amarela, sintomas importância da vacinação e do combate de focos do mosquito, transmissor em meio urbano dessa doença, além da dengue, zika e chikungunya.

A manhã da ação abriu com uma sessão de sensibilização e orientações aos participantes sobre a responsabilidade de cada cidadão no combate ao mosquito, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

A ação envolveu voluntários de diversas autarquias e secretarias municipais, moradores dos diferentes bairros, além de agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias. A iniciativa contou ainda com o apoio da Sabe – Sociedade de Amigos do Bairro da Estufa.

O dia D também foi de reforço à vacinação contra a febre amarela. No total, foram imunizadas 148 pessoas no sábado. Até o momento, foram aplicadas 30.965 doses, correspondendo a 41% da cobertura vacinal.

“A participação de cada cidadão é fundamental nessa batalha contra o mosquito. A Prefeitura trabalha pela eliminação de criadouros nas áreas públicas. Porém, hoje, é dentro de casa que está a maior parte dos focos do mosquito. Cada cidadão deve estar atento e contribuir com a limpeza e eliminação desses focos do mosquito tanto dentro quanto fora de casa”, destacou o secretário de Saúde de Ubatuba, Roberto Tamura.