Poder Executivo

Agentes de saúde participam de treinamento sobre coleta de dados da dengue

Agentes de saúde participam de treinamento sobre coleta de dados da dengue

Cerca de 100 agentes comunitários de saúde de Ubatuba participam até quarta-feira, 08, de treinamento para utilização do Sisamob –Sistema de Coleta de Dados Portátil sobre a dengue e outras arboviroses (zika, chikungunya e febre amarela), desenvolvido pela Sucen – Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo.

A capacitação é conduzida pela Vigilância em Saúde de Ubatuba e é dirigida aos agentes que já utilizam tablets como ferramenta de trabalho. Os mesmos foram divididos em seis turmas que participam do treinamento na sede da secretaria municipal de Saúde.

O Sisamob está disponível gratuitamente para todos os municípios e recolhe diferentes dados que permitem aos gestores públicos planejar suas políticas de enfrentamento às arboviroses. Condição dos imóveis visitados, presença de criadouros ou não, condições de pavimentação do local, presença de animais, entre outros, são exemplos dos tipos de informações lançados no Sisamob por meio de dispositivos portáteis como os tablets.

Dados da dengue

Em 2019, Ubatuba enfrentou uma epidemia de dengue apresentando um total de 1.482 casos confirmados, 1.945 casos descartados e 29 aguardando resultado de exame. Em 2020, já são 7 casos notificados até 6 de janeiro, dos quais 3 foram confirmados e 4 são descartados.

Os dados de Ubatuba são atualizados duas vezes por semana e estão disponíveis no Boletins de Arboviroses, divulgados na página da Vigilância em Saúde de Ubatuba em: https://www.ubatuba.sp.gov.br/administracao-direta/sms/vigilancia-em-saude/

 

Funcionario