Forças policiais divulgam resultado de operação durante o Carnaval em Ubatuba

Ubatuba contou com a atuação das várias forças policiais pelo município durante o carnaval.

A cidade recebeu cerca de 100 mil visitantes durante o período e, por isso, o policiamento foi intensificado para garantir a segurança de todos. Além deste número, 2800 passageiros do Costa Fascinosa desembarcaram e permaneceram em Ubatuba durante a segunda-feira de Carnaval, 04 de março.

Operação Carnaval mais Seguro 2019 da PM

Segundo um relatório apresentado pela Polícia Militar, não houve registros de furtos e roubos de veículos nem homicídios, mantendo a boa estatística de 2018. No total das ocorrências, foram cinco flagrantes com seis pessoas presas, duas armas de fogo e dois simulacros e 42 gramas de entorpecentes apreendidos. O efetivo total atuante, contando com o reforço do Estado, chegou a 321 PMs.

Já a Polícia Rodoviária Estadual divulgou os números do Vale do Paraíba e do Litoral Norte, apontando uma redução de 22,58% nos acidentes de trânsito em geral (caindo de 62 para 48) se comparado a 2018 e redução de 22,27% de acidentes com vítima (de 33 para 24). No caso do Litoral Norte, não houve acidente com vítima fatal.

Nas demais rodovias, monitoradas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), o registro do índice de autuação de motoristas embriagados aumentou mais de 124%, considerando o período entre sexta-feira e quarta-feira de cinzas, passando de 21 em 2018 para 47 em 2019.

Entretanto, segundo à PRF, o aumento não se deve, aos condutores estarem mais irresponsáveis, mas sim ao emprego de um novo tipo de equipamento  – o etilômetro (bafômetro) passivo, que realiza o teste 10 vezes mais rápido que os aparelhos antigos e é tão sensível que pode até detectar traços de álcool no interior do veículo sem que o motorista o sopre.

Durante todo o Carnaval, foi registrado apenas um acidente com vítima na BR 101 na região de em Ubatuba. Embora este único acidente tenha sido causado por um motorista embriagado, demonstra uma redução significativa em relação aos três acidentes registrados em 2018.

Bombeiros

Pelo Grupamento de Incêndio, foram um total de 20 ocorrências atendidas e finalizadas, sem contar várias outras ocorrências que o SAMU finalizou, utilizando o resgate para transporte das vítimas.

Já pelo GBMar, durante as festividades, um total de 24 vítimas foram salvas e nenhum óbito registrado.

O prefeito Délcio Sato (PSD) reforçou mais uma vez a importância da atuação conjunta entre as forças, que atuam em colaboração e harmonia no município, contribuindo para uma cidade cada vez mais segura. “Ficamos muito satisfeitos em manter a tranquilidade em Ubatuba, principalmente nesta época em que o fluxo de pessoas aumenta muito. Além das corporações do estado e federais, destacamos o trabalho da nossa Guarda Civil Municipal, que se capacita cada dia mais, e a ação efetiva do Conseg, que só tem agregado valor ao município”, afirmou.