Guarda Civil Municipal de Ubatuba investe em capacitação

Após a realização do curso de requalificação profissional, em abril deste ano, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Ubatuba terá mais uma oportunidade de aprimoramento. Entre os dias 11 e 14 de julho, 12 guardas participarão do curso Técnicas de Ensino Policial (TEP), ministrado pelo inspetor Elvis de Jesus, da Guarda Civil Municipal de São José dos Campos.

“O primeiro curso que promovemos foi obrigatório, mas essa é uma iniciativa da Guarda, que mostrou interesse diante da disponibilidade do inspetor Elvis. O investimento em  aprimoramento melhora a atuação da Guarda e está de acordo com a proposta do prefeito Sato, que vem desde seu plano de Governo”, explicou o comandante da Guarda Almir Rogério Feliciano de Moura.

A grade será de 32 horas, dividida entre os quatro dias, e vai capacitar os participantes a serem instrutores, multiplicadores do conteúdo. Por isso serão abordados temas como plano de aula e unidade didática; oralidade, pensamento crítico e dicção; desenvolvimento de competências essenciais aos GCM e estratégias de facilitação do aprendizado.

“Com essa formação, teremos guardas capacitados, que serão formadores. Assim, as requalificações poderão ser feitas com frequência, sem trazer pessoas de fora ou gerar custos”, complementou Moura. Hoje, o efetivo da Guarda é composto por 53 pessoas.

A capacitação também contará com a presença da sub-comandante da Guarda Civil Municipal de São José dos Campos, Cristiane Aparecida Claudino Lobo. O comando da GCM de Ubatuba agradece o apoio da iniciativa privada, que contribuiu com a estada e alimentação dos profissionais, viabilizando a realização do curso.

Mais aprimoramento

Na última semana, todos os membros da GCM de Ubatuba foram submetidos à avaliação de tiro – uma exigência que deve ser cumprida a cada dois anos.

Essa triagem foi realizada em São José dos Campos, com instrutor cadastrado pela Polícia Federal, e mensurou as habilidades do efetivo no manuseio de revólveres, pistolas e espingarda calibre 12.

“Estamos satisfeitos, pois foram dois dias de avaliação e todos os nossos guardas foram aprovados”, comemorou o comandante.