Representantes de Ubatuba recebem certificado de capacitação da Aprecesp

Representantes da Prefeitura de Ubatuba que concluíram a formação no ciclo de workshops sobre Desenvolvimento Estratégico do Turismo realizados pela Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo – Aprecesp  em parceria com o Senac em 2017 compareceram ao Palácio dos Bandeirantes na última quarta-feira, 20,  para a cerimônia de entrega dos certificados .

Foram contemplados o secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Antonio Bischof, o secretário de Habitação e Planejamento Urbano, Wilber Cardozo, a representante da secretaria de Turismo, Natália Barbosa, a representante do departamento de Convênios, Adriana Maria dos Santos , a representante da secretaria de Comunicação, Ana Camila Campos e o representante do legislativo, vereador Wellington de Moura.

Estiveram presentes o vice-governador, Márcio França, o secretário interino do Turismo, Fabricio Cobra Arbex; o presidente da Aprecesp e prefeito de Holambra, Fernando Fiori de Godoy, o vice-presidente da Aprecesp e prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes e o gerente do Senac Jundiaí, Mauro de Nardi Costa, além de prefeitos de diversas cidades que prestigiaram os participantes.

O Presidente da Aprecesp falou sobre a importância de buscar conhecimento para atender bem ao turista, além de desenvolver o trabalho da instituição em harmonia com o Governo do Estado.

“Temos que ter o olhar de desenvolvimento do turismo que gera renda e riqueza, em um momento crítico. É preciso haver um respeito mútuo entre Estado e município para avançar no Turismo. Agradeço aos participantes das cidades e nosso desejo é que levem o conteúdo a suas equipes locais”, solicitou Godoy.

O vice-governador Márcio França agradeceu a presença de todos em nome de Geraldo Alckmin e enfatizou que, atualmente, não há espaço para amadorismo. “Quando você tem um profissional qualificado na Prefeitura, você muda completamente o ambiente”, afirmou.

“É preciso se preparar e saber explicar tudo ao turista, deixando interessante aquilo que temos de atração. Tudo é atraente, é preciso saber vender. Quando você vende bem sua cidade, você resgata a autoestima das pessoas. O Turismo é uma alavanca para o desenvolvimento e para o emprego”, finalizou França.

Diagnóstico

O diretor-executivo da Aprecesp, Fernando Zuppo, e a docente do Senac Jundiaí, Ana Lívia Reis, fizeram uma apresentação dos resultados gerais do curso, baseada, inclusive, no feed back das pesquisas que foram apresentadas para os participantes ao final de cada workshop.

Nos quatro polos, foram 69 estâncias participantes, 31 município convidados (totalizando 100 cidades) e 493 formandos que trabalharam cinco temas, culminando em 80 horas de capacitação.

“Foi um desafio para os municípios, mas todos trabalharam bastante. Foram muito produtivas as horas que trabalhamos juntos”, afirmou a docente.

Planos 2018

A Aprecesp já visualiza o desenvolvimento dos trabalhos de 2018, principalmente, com base no que foi apontado nas pesquisas sobre o que se deve melhorar.

Está prevista uma formação inicial par os municípios com vocação turística, uma formação continuada para os formandos 2017 e uma parceria do Senac com o Ministério do Turismo para levar a capacitação a outras regiões do Brasil.