Poder Executivo

Sec. de Turismo e Galeria Sérgio Caribé organizam lançamento de obra sobre líder quilombola

Sec. de Turismo e Galeria Sérgio Caribé organizam lançamento de obra sobre líder quilombola

Com apoio da Secretaria de Turismo e da Galeria Sérgio Caribé, o lançamento do livro Eu Tenho o Meu Sonho: A Sabedoria do Seu Zé Pedro, Mestre Quilombola da Casa da Farinha aconteceu na noite da última quinta-feira na livraria Nobel, Itaguá.

Gratuito, o encontro reuniu dezenas de pessoas e contou com a presença de representantes da Secretaria de Turismo e do Quilombo, localizado no sertão da praia da Fazenda, costa norte do município.

De acordo com a organização do evento, toda a arrecadação proveniente das vendas da obra será revertida em benefícios à comunidade.

Produzida por Moacyr Pinto, sociólogo e professor, a obra é em formato de entrevista e nela o mestre conta histórias e lendas, narra o lado espiritual da comunidade e exalta a cultura quilombola.

Segundo o autor, a idéia do livro surgiu pelo fato de Seu Zé Pedro ter uma visão de mundo muito coerente e por carregar com ele amplo conhecimento histórico e cultural.

“A história de seu Zé mistura-se com a tradição do catolicismo caiçara – rústico e popular. Ele fala frases do tipo: “dinheiro não é mais importante do que gente” e no atual contexto de crise das ideologias, acho interessante ter esses personagens como referência. Líder da comunidade e benzedor, seu Zé impressiona pela capacidade de unir o velho com o novo, sem ser conservador”, afirma Moacyr.

Seu Zé Pedro, 72 anos, atendeu a reportagem enquanto autografava, orgulhoso, os exemplares. “No tempo dos mais velhos, aprendi as histórias que conto no livro. Na época, eu tinha 15 anos e eles 80 anos. Imagina só? Não quero deixar que tudo isso vá para o caixão comigo. Faço questão de manter vivas nossa cultura e tradição, ao mesmo tempo que ajudo minha comunidade financeiramente”, disse.

Para obter mais informações sobre o Quilombo da Fazenda, acesse o site http://www.quilombodafazenda.org.br/.