Sol e eventos movimentam Ubatuba no último fim de semana

O último fim de semana foi agitado em Ubatuba e os números coletados pela equipe da prefeitura apontam para um aumento no índice de ocupação dos hotéis e pousadas em comparação com os anos anteriores.

Segundo levantamento da Secretaria de Turismo, dos 54 meios de hospedagem pesquisados na região central, 38 tiveram 100% de ocupação dos quartos, seis ultrapassaram a casa de 90% e três a casa dos 80%.

Parte desses visitantes esteve na cidade para curtir não só as praias e os restaurantes, mas também para prestigiar os eventos: etapa decisiva do Ubatuba Pro Surf na Vermelha do Centro e Festa da Juçara no Ubatumirim.

Marcos Antonio Mendes de Castro, proprietário do hotel Coquile, confirma que neste ano o movimento aumentou na baixa temporada. Segundo o empresário, alguns fatores contribuíram para o fato.

“O pessoal está fugindo da seca em São Paulo e no Vale do Paraíba. Ao mesmo tempo, não temos feriados prolongados neste segundo semestre e o tempo ficou impecável na grande maioria dos fins de semana”, afirma Marcos.

Desde 2013, a Secretaria Municipal de Turismo recolhe informações no sentido de identificar o perfil dos visitantes, seus hábitos de consumo e lazer. As coletas são feitas no Centro de Informações Turísticas e durante os eventos, como a Festa de São Pedro, Arena da Copa e o K42.

“Montamos uma equipe de pesquisadores com graduação em turismo que produz pesquisas aplicadas com qualidade. Por exemplo, a ocupação da rede hoteleira tem se mostrado muito acima da média para o período, resultado de esforços de promoção da cidade, do tempo ensolarado e da realização de eventos, que coloca Ubatuba em destaque no Litoral Norte”, afirma Claudnei Bernardes, diretor de Desenvolvimento e Turismo Sustentável da prefeitura.