
A Saúde de Ubatuba realiza capacitações constantes para promover melhorias no atendimento ao público. Como parte dessa agenda, na última quarta-feira, 28, 32 médicos da rede municipal e da Santa Casa participaram do primeiro encontro de 2026, realizado na EM Tancredo de Almeida Neves, conduzido por médicos especialistas de renome que abordaram três temas centrais, escolhidos com base nas demandas mais frequentes da assistência em saúde no município.
Um dos destaques foi a palestra do dermatologista e professor da Faculdade de Medicina da Unesp, Dr. Vidal Haddad Junior, que orientou sobre acidentes causados por animais marinhos em pescadores e banhistas do litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, com foco em prevenção, diagnóstico e tratamento adequado.
Neste caso,de acordo com a Secretaria de Saúde, a discussão do tema ainda foi impulsionada pelo aumento recente de registros de acidentes com animais marinhos em Ubatuba, o que reforça a necessidade de preparo técnico das equipes médicas para um atendimento rápido e qualificado. Durante a apresentação, o especialista compartilhou experiências clínicas, protocolos atualizados e orientações práticas para reduzir complicações e agravos nesses casos.
Outro assunto abordado foi a importância da colonoscopia na prevenção, no diagnóstico precoce e no acompanhamento, apresentado pela médica coloproctologista, Dra. Sarah Barreto de Godoi.
Ela comentou sobre os critérios de indicação, preparo do paciente e a importância da informação correta para ampliar a adesão ao exame.
Somando ao dia de aprendizados, a pediatra Dra. Andreia Rojas conduziu uma atualização sobre amamentação, destacando o papel dos profissionais de saúde no acolhimento, na orientação às famílias e no manejo das dificuldades mais comuns durante o aleitamento materno, contribuindo para a promoção da saúde materno-infantil.
“Esses encontros permitem alinhar condutas, atualizar conhecimentos e discutir temas que fazem parte da rotina dos serviços de saúde, contribuindo para um atendimento mais seguro e eficiente à população”, explicou a coordenadora médica da Atenção Básica, Dra. Natália Gaspar.