Poder Executivo Municipal

Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo já está disponível para consulta

Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo já está disponível para consulta

Já está disponível no site da Prefeitura de Ubatuba para consulta pública e comentários o Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo de Ubatuba. O documento traz ações que devem ser desempenhadas de maneira articulada tanto pelo Poder Público quanto pela sociedade civil para propiciar a garantia de direitos aos adolescentes e jovens do município no período entre 2016 e 2025.

Ele é resultado de um esforço conjunto das diferentes instâncias que integram o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente no Município. O envio de sugestões de alterações, acréscimos ou supressões deverá ser feito até o dia 28 de março via o link http://minutas.ubatuba.sp.gov.br/blog/minutas/plano-municipal-de-atendimento-socioeducativo/.

As contribuições serão avaliadas e deliberadas pela Comissão Intersetorial de elaboração do plano, composta por FUNDAC, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Gaiato, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social – CMAS, Secretaria Municipal de Educação, Vara da Infância e Juventude, Projeto Namaskar e Projeto Tamar, com o apoio de uma assessoria técnica contratada para essa finalidade.

“Toda a rede de garantia de direitos do município foi convidada a tomar parte desse processo, que resultou na constituição da Comissão Interesetorial”, conta Paula Feola, assistente técnica da Fundac.

O plano traz um diagnóstico da rede de serviços existente no município, do perfil dos adolescentes em medidas socioeducativas e uma matriz de planejamento de ações com metas de curto, médio e longo prazo. Um exemplo de ação de longo prazo é a criação de uma delegacia específica para atendimentos a crianças e adolescentes. Outro é a contratação de médico ebeatra (especialista em adolescentes). O documento elenca ainda indicadores para avaliação e monitoramento de seu cumprimento.

“Vale lembrar que o plano trata de medidas socioeducativas em meio aberto, isto é, liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade, que são de responsabilidade do município”, complementa Paula. “Isso é uma exigência prevista em lei específica de regulamentação do atendimento”.

Também já foi publicado o decreto de criação de comissão permanente de monitoramento e avaliação do plano decenal.

Funcionario
/* * VLibras */