“União entre poder público e iniciativa privada é chave para prosperidade”

O Teatro Municipal de Ubatuba recebeu empresários, representantes do poder público e algumas autoridades que participaram do I Café de Relacionamento 2017 na manhã desta terça-feira, 27. A iniciativa é do Ubatuba Convention & Visitors Bureau (UC&VB) e Unidestinos e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, da Companhia Municipal de Turismo (Comtur), da Associação Comercial (Aciu), da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela (Sinhores).

O objetivo do encontro foi reforçar a importância da união dos empresários do setor hoteleiro e gastronômico a fim de fortalecer o trade da cidade e promover eventos que atraiam visitantes para Ubatuba fora da temporada, quebrando a sazonalidade.

Além da palestra sobre Destinos Hospitaleiros com Toni Sando, o evento também promoveu o networking entre empresários e entidades, que aproveitaram para estreitar os laços e trocar experiências durante o coffe break.

Inicialmente, a empresária Glória Veloso destacou a importância da parceria celebrada entre a Prefeitura e o UC&VB e disse que o objetivo é lançar Ubatuba como destino turístico nacional. Ela destacou a importância do calendário de eventos, que não depende do clima, e enfatizou que Ubatuba tem muito a oferecer.

O presidente do UC&VB, Hugo Gallo Neto, também salientou que a cidade ainda não conseguiu atrair os turistas na melhor época, que é fora da temporada. “Hoje a perspectiva é unir a Aciu, UC&VB, Sinhores e setor público e privado, gerando mecanismos necessários de combate à sazonalidade, que refletem na geração de emprego e renda crescente”, apontou.

O Prefeito Délcio Sato (PSD) reforçou que a Administração está se esforçando para fazer o melhor ao empresariado. “Estou muito contente porque há anos sonhei com isso. Sabemos que é preciso um movimento forte relacionado ao empresariado. Eu, como poder público, preciso dar guarida aos empresários para que a cidade possa ir bem, gerar emprego e girar a economia”, afirmou.

Destinos Hospitaleiros

O presidente executivo da Fundação 25 de Janeiro – São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando, destacou em sua palestra diversas possibilidades que permitem ao empresariado trabalhar de forma conjunta, fazendo negócio e gerando riqueza para o município.

Ele comentou sobre a importância da união para a inserção e consolidação de uma cidade como destino turístico, e ainda acrescentou que a personalização do destino é que cria a lembrança no visitante. “A união entre poder público e iniciativa privada é chave para prosperidade. O futuro da cidade prospera quando a cadeia produtiva de destino e viagem estão unidos”.

Sando ainda comentou sobre o “turismo de evento”, explicando que a modalidade mobiliza milhares de pessoas viajando para o destino com uma determinada finalidade, mas que essas pessoas também dormem, comem, compram e passeiam no destino – o que fomenta o turismo.

Ao final, como forma de agradecimento, o secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Bischof, entregou uma pequena lembrança ao palestrante.

Cafe de relacionamento