Poder Executivo Municipal

Aposentadoria é tema de palestras do Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba

Aposentadoria é tema de palestras do Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba

As regras para a aposentadoria no sistema público e no sistema privado, as mudanças ocorridas na legislação ao longo dos diferentes anos e as discussões em andamento no Congresso foram temas abordados na palestra “Aspectos gerais da concessão de benefícios e a Reforma da Previdência”, realizada na última quarta-feira, 21, na Câmara Municipal.

O evento foi uma iniciativa do Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba (IPMU) e contou com a presença de Magadar Briguet, especialista em direito previdenciário, procuradora aposentada e ex-assessora do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

A atividade inaugurou o programa Pré-Aposentadoria (PREAP) e Pós-Aposentadoria (PPA), que tem o objetivo de promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos servidores ativos e dos aposentados do IPMU.

“Nosso objetivo é disseminar a cultura previdenciária”, explica Flavio Bellard Gomes, presidente do IPMU.  Entre outros aspectos, isso significa pensar sobre a importância de acumular recursos financeiros a longo prazo para viabilizar projetos de vida e ter uma vida econômica estável, sem dívidas.

“O sistema de previdência é contributivo: para acessar os benefícios como a aposentadoria, a licença maternidade, a licença saúde, pensão por morte, entre outros, é preciso ter contribuído financeiramente com ele durante algum tempo”, destacou Briguet. Ela também explicou os princípios que regem o regime previdenciário do funcionalismo público, que incluem o do equilíbrio financeiro e atuarial, o da paridade entre ativos e inativos, o da equidade e o da solidariedade entre gerações.

A primeira atividade foi voltada para funcionários da Câmara Municipal, agentes políticos e comissionados. No debate, Briguet respondeu a diferentes dúvidas levantadas pelo público, como as diferenças que existem no acúmulo do tempo e no recolhimento de contribuição de agentes políticos (vereadores, prefeitos, secretários municipais e presidentes de autarquias), que recolhem para o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), e dos servidores públicos efetivos, que recolhem contribuições para o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

A próxima palestra será no dia 25 de julho, específica para os servidores públicos da Educação, e acontecerá no Centro de Convenções.

Sirleide da Silva, diretora financeira do IPMU, recomenda que os servidores públicos de Ubatuba compareçam ao instituto trazendo sua carteira de trabalho e número de registro na Prefeitura para poder avaliar sua situação em termos de aposentadoria.

Serviço

O IPMU fica na rua Paraná, 408, no Centro. O horário de atendimento é das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Tel. (12) 3833-3044 ou 4842  e 3832-2235.

Mais informações: www.ipmu.com.br

 

Funcionario
/* * VLibras */