Cinema Popular exibirá dois filmes sobre a vida de mulheres na prisão

A edição deste mês do projeto Cinema Popular apresentará nesta quinta-feira, dia 20, dois filmes que falam sobre a vida de mulheres na prisão: “Saudade Mundão”, de Julia Hannud e Catharina Scarpellini; e o inédito “Mujeres Protagonistas”, de María Sol Aranda.

A exibição gratuita acontece no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, às 19h, e após os filmes, as diretoras Julia Hannud e María Sol Aranda estarão presentes para um bate-papo com o público presente.

O filme Saudade Mundão é de 2021 e nos permite, através de cenas de um cotidiano monótono e limitado, conhecer de perto a realidade de mulheres marginalizadas muito antes de serem encarceradas. É um filme sobre o humano, que se passa na Cadeia Pública de Franca.

Já o Mujeres Protagonistas é um curta-metragem documental, de 13 minutos, que traz as oficinas de teatro que acontecem na unidade penitenciária nº 52, na cidade de Azul, Buenos Aires, Argentina. As entrevistas revelam que a prática artística ajuda as mulheres a lidar com as dificuldades da vida de presa e também mostram como a atuação se torna uma forma de melhorar o convívio e a comunicação entre elas, além de mudar o estado mental e pavimentar sonhos de um futuro melhor.

A classificação indicativa dos filmes é de 14 anos e os ingressos devem ser retirados com até 30 minutos de antecedência na bilheteria do teatro.

Cinema Popular

O projeto Cinema Popular é organizado pelo grupo Apoenã, do Setorial de Cinema e Fotografia da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart. A exibição de filmes acontece uma vez por mês na cidade.