Jovem ubatubense conquista três medalhas no Circuito Rei e Rainha do Mar

No último fim de semana, cerca de dois mil atletas estiveram em Ubatuba – sede da primeira etapa nacional da competição Rei e Rainha do Mar –  considerada o maior festival de esportes de praia do Brasil.

Mais de 40 competidores são de Ubatuba, ou então, já passaram por treinamento na Escola Municipal de Natação. No quadro geral, a cidade conseguiu colocar um representante entre os 15 melhores de cada categoria. Os destaques foram: João Vitor do Rosário Barbosa, Gustavo de Paula Mendes, Arthur Barone, Claudinei de Paula Jardim, Otávio Hideki, Rodrigo Cabral, Fábio Planas, Ivan da Costa, Carlos Barreto, Marcello Mendonça do Vale, Cauê de Freitas, Ronaldo da Silva, Sabrina Jacob Todão, Vitória Monteiro, Giovanna Fernandes, Naiara Bulhões e Ana Carolina Santos.

Dentre os participantes, marcaram presença também atletas olímpicos, como Poliana Okamoto, e competidores ubatubenses que vêm se destacando no universo esportivo, como Gustavo Tridente Borges Barros – que conquistou duas medalhas de prata e uma de bronze nas categorias de maratona aquática.

Trajetória

Gustavo é natural de Ubatuba e iniciou sua trajetória nas competições, quando o pai Rodrigo Barros, proprietário de uma academia de natação do Município começou a treiná-lo e como resultado, alcançou o terceiro lugar.

“Antes eu nadava somente por saúde, mas após a primeira competição eu fui pegando gosto”, relembra. Em 2012, o jovem começou a treinar com o técnico Marcos Iacopi e competir em diversos torneios. Em 2014, seu segundo ano de treinamento, foi convidado a morar em São José dos Campos, para onde se mudou. Entretanto, em 2015 o atleta retornou para Ubatuba, onde permaneceu até este ano, pois foi convidado a integrar o time da Unisanta- Universidade Santa Cecília, localizada em Santos/SP.

Treinamento, esforço e bons resultados

Gustavo tem 17 anos e cursa direito também na Unisanta.  Participou das três provas de maratona aquática do torneio Rei e Rainha do Mar : 2º colocado na prova Sprint (1km de natação no mar) – 6º colocado geral; 2° colocado na categoria Classic (2km de natação no mar) – 6º geral e 3° colocado no Challenge (4km de natação no mar) terminando em 12° na classificação geral.

Os bons resultados vem sendo uma motivação a mais para que ele continue treinando a fim de conquistar seu objetivo, mas garante que a auto superação é o mais importante “É você contra você”, reforça. Atualmente ele está entre o 4º e 5º lugar de melhores atletas em maratonas aquáticas do Estado.

O jovem classificou a organização da prova como impecável e destacou o alto nível dos competidores, pois alguns adversários são atletas olímpicos. “Foi muito legal participar dessa prova por ter sido ‘em casa’, rodeado da família e amigos. A gente sente muita energia boa. Fico mais seguro e tranquilo quando meus pais estão nas competições”, confessa.

Com resultados positivos, ele espera se superar cada dia mais e chegar ao nível de atletas que treinam junto com ele e hoje se preparam para as olimpíadas, como Ana Marcela Cunha, uma das inspirações (no nível profissional e pessoal) para Gustavo.

Questionado sobre qual a receita do sucesso, Gustavo destaca além do apoio dos pais e da dedicação aos treinos, a força de vontade. “Não dá para desistir tão cedo. Tem que acreditar”, finaliza.

Confira o desempenho dos atletas ubatubenses na competição

Prova Sprint 1.000mts masculino

Gustavo Tridente Borges Barros (Unisanta) 6º geral/2º categoria

João Vitor do Rosário Barbosa 9º geral/3º cat.

Gustavo de Paula Mendes  11º geral /4º cat.

Arthur Barone Sobreira 14º geral/1º cat.

Claudinei de Paula Jardim 15º geral/1º cat.

Thomaz Richard de lima santos 18º geral /2º cat.

Santiago Soares Búfalo 20º geral/3º cat.

Roney Albert Chiaverini 26 º geral/1 º cat.

Marcos Mestieri Iacopi 30º geral /3º cat.

Afranio Vieira Bueno Junior 44º geral/3º cat.

Rafael Ricardi Irineu 47º geral /6º cat.

Filipe das Chagas Cursino 53º geral/ 6º cat

Rivaldo de Oliveira 92º geral /1º cat.

Prova Sprint feminino

Vitória Frederiche Monteiro 14º geral / 3º categoria

Giovanna Rosa Fernandes 15º geral/4º cat.

Nayara Bulhões dos Santos 16º geral/5º cat.

Ana Carolina Santos 18º geral /2º cat.

Heloisa Regina Carvalho de Azevedo 20º geral/1º cat.

Elaine Santos Fernandes 24º geral/ 3º cat.

Julieta Menutti 27º geral / 4º cat.

Luciane Vilella da Silva 60º geral/ 9º cat.

Elaine Marcilio da Silva 3º lugal p.c.d.

Prova Classic 2.000 mts  masculino

Gustavo Tridente Borges Barros (Unisanta) 6º geral / 2º cat.

João Vitor Bulhões 13º geral/ 2º cat

João Vitor do Rosário Barbosa 7º geral/ 2º cat.

Otavio Hideki kanazawa 15º geral/ 1º cat.

Rodrigo Alfredo Cristino Cabral 16º geral/1º cat.

Fabio Rodrigues Planas 17º geral/ 1º cat.

Thiago Moraes Cesar 34º geral/ 6º cat.

Julio Cesar Leite e Prates 50º geral/ 11º cat.

Edgar Portes de Souza 104º geral/ 3º cat

Prova classic 2.000mts feminino

Sabrina Jacob Todão (S.E.S.I.) 5º geral/ 1º cat.

Sabrina Viana Tenorio de Albuquerque 30º geral/ 8º cat.

Prova challenge 4.000mts masculino

Gustavo Tridente Borges Barros 12º geral/ 3º cat.

Gustavo de Oliveira Nunes 56º geral/ 7º cat.

Felipe Barone Sobreira  50º geral/ 8º cat.

Ivan da Costa 87º geral / 2º cat.

Carlos Alberto Barreto  122º geral/ 1º cat.

Challenge 4.000mts feminino

Bettina Steffen Tomei 20º geral/ 5º cat.

Prova Beach Biathlon 1.km natação / 2 km corrida

Marcello Marques Vieira Mendonça do vale 9º geral/ 1º cat.

Kaue Rodrigues de Freitas 11º geral/ 1º cat.

Derek Frederiche Monteiro 19º geral/ 3º cat.

Ronaldo Teodoro da Silva 21º geral/ 2º cat.

Victor Freire Cerezer 25º geral/ 5º cat.

Felipe Bastos Siqueira 76º geral/ 14º cat.

Beach Biathlon kids Masculino

1º  lugar Artur Barone Sobreira

2º  lugar Mathias Steffen Iacopi

3º  lugar Lucca Augusto Steffen Iacopi