
Em pleno Dia dos Namorados, 77 casais ubatubenses oficializaram sua união no II Casar em Ubatuba, casamento comunitário promovido pela Prefeitura com apoio da Aciu, Inatep, Planstel, Supermercados Paulista e Feirão Altemar.
A celebração começou por volta das 16 horas e terminou pouco depois das 20 horas, com uma confraternização entre noivos, padrinhos e convidados. Cerca de 50 pessoas trabalharam voluntariamente no evento, animado pela incrível banda Lira Padre Anchieta.
Silvia Mara, 24 anos, e Odálio Carvalho, 35 anos, aguardavam ansiosos o início da cerimônia. Ela é uma das alunas do Curso de Corte e Costura do Inatep, oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Cidadania Social em parceria com o Projeto Namascar na comunidade do Sesmaria. “Fomos nós que fizemos meu vestido”, contou Mara, orgulhosa. “Esse casamento veio na hora certa”, completou o noivo.
Sr. Oswaldo Guilherme Silva, 73 anos, e Dna. Maria José Silva, 64 anos, chamaram atenção e provaram que o amor não tem idade. “A gente se conhece há 20 anos, mas estamos juntos há quatro”, contou Maria. “Me sinto um jovem novamente”, brincou Oswaldo.
Felipe e Fernanda da Costa são do Ipiranguinha e lembraram que decidiram oficializar a relação depois de ver um post da página da Prefeitura no Facebook. “Estamos há quatro anos juntos, vimos o post que divulgou as inscrições e decidimos participar”, disse Fernanda. “Fizemos uma boa economia”, confessou Felipe.
Secretária Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, Mari Ângela Bezerra ressaltou o viés social da iniciativa. “Oficializar a relação é consolidar a cidadania desses casais. Regulariza judicialmente a união gera estabilidade e abre as portas para muitas possibilidades, como a inclusão em programas sociais”, explicou Mari.
O prefeito Mauricio comentou sobre os benefícios que o Casar em Ubatuba traz para a comunidade ubatubense. “Percebemos que o casamento comunitário movimentou alguns setores da economia local. Isso já havia acontecido no ano passado e é super legal, pois gera um impacto positivo indireto”, disse Mauricio. “Numa outra frente, o que a gente vê aqui é uma grande confraternização entre famílias, uma festa da cidadania. Importamos essa idéia muito bacana de outras cidades, transformamos ela em lei e ela foi um sucesso por aqui também”, completa o prefeito.