Zona Azul na região central de Ubatuba não sofrerá reajuste

O valor da Zona Azul cobrado para o estacionamento rotativo na região central de Ubatuba não será reajustado em janeiro, permanecendo em R$ 2,00 a hora. A decisão da prefeitura de não alterar a cobrança no centro da cidade foi para evitar novos gastos aos moradores da cidade e estimular ainda mais a retomada da economia.

O aumento definido pelo decreto nº 7783, do último dia 9, refere-se apenas ao valor cobrado nas praias para veículos com placa de outros municípios, que passará para R$ 20,00 pelo período de 12 horas, a partir do dia 1º de janeiro.

De acordo com a prefeita Flavia Pascoal, o reajuste da Zona Azul nas praias ajudará na receita do município e em melhorias necessárias para moradores e turistas. “O valor arrecadado nos permitirá investir para melhorar o acesso às praias, em banheiros, lixeiras e outras melhorias necessárias para deixar as praias mais organizadas. Com mais recursos poderemos devolver à população serviços públicos com mais qualidade”, explicou a prefeita.

A partir desta quinta-feira, dia 16, a cobrança da Zona Azul passará a ser administrada temporariamente pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano de Ubatuba, a Emdurb. “Por enquanto a Zona Azul ficará com a Emdurb até que seja finalizado o processo licitatório para a definição da empresa que administrará a cobrança e que deverá informatizar todo o sistema de pagamento. Com a informatização será possível fracionar o valor cobrado de acordo com o tempo permanecido nas vagas da Zona Azul, mas por enquanto a tarifa continua sendo única”, reforçou Flavia Pascoal, ressaltando ainda que o reajuste não atinge os moradores de Ubatuba, com veículos registrados no município.

“A população da cidade cresceu muito, temos 100 km de extensão e mais de 100 lindas praias. No entanto, Ubatuba conta com o menor orçamento entre as cidades do Litoral Norte e precisamos elevar nossa arrecadação para investir no modo que Ubatuba merece”, finalizou a prefeita.

Isenção para quem tem imóvel na cidade

Os proprietários de imóveis regularizados em Ubatuba, mas com carros registrados em outro município, podem solicitar isenção da Zona Azul nas praias. Para usufruir do benefício é necessário fazer cadastro na Emdurb, a partir desta quinta-feira, dia 16, comprovando a propriedade do imóvel e que também está em ordem com os tributos municipais. Com a aprovação do cadastro é emitido um documento que deve ser fixado no painel do veículo e que garante a isenção.

A cobrança da Zona Azul funciona das 7h às 19h e abrange atualmente as praias do Perequê-Açú, Itamambuca, Félix, Prumirim, Praia Grande, Maranduba, Sapê, Lagoinha, Lázaro, Enseada, Toninhas e Tenório.