Secretaria de Saúde planeja ações de combate às arboviroses

Com a aproximação da primavera e do período de chuva, os representantes da Prefeitura de Ubatuba que integram a sala de Situação e Comando de Arboviroses (dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela), se reuniram nesta quinta-feira (15), para planejar diferentes ações a serem realizadas no município em combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Coordenado pela Vigilância em Saúde, o grupo tem se programado para antecipar os trabalhos de prevenção e evitar surtos de dengue na cidade. Com base na reunião, que aconteceu no prédio da Secretaria de Saúde, o Plano de Contingência do município – para evitar as arboviroses e orientar os procedimentos e decisões a serem tomadas na ocorrência de uma emergência – será atualizado.

Entre as ações que serão desenvolvidas estão o treinamento de Agentes Comunitários de Saúde, serviços de cata-treco, projetos em escolas, continuação dos trabalhos do setor de Endemias com nebulização e bloqueios em residências e comércios, entre outros projetos.

Outro tema em destaque na reunião foi a importância dos testes para confirmação da dengue. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Alyne Ambrogi, é importante que a população procure por atendimento médico em casos de sintomas de dengue e faça o teste rápido e/ou a sorologia. “Com a identificação correta das doenças é possível traçar estratégias mais exatas para combater as arboviroses. Precisamos lembrar que o ovo do mosquito sobrevive por muitos meses só aguardando pela retomada do período chuvoso e a prevenção contra os criadouros do mosquito precisa acontecer durante todo o ano”, ressaltou a coordenadora.

Segundo o último Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (12), há um total de 157 casos confirmados de dengue na cidade e quadro de Chikungunya. Os dados são atualizados semanalmente e ficam disponíveis na página da Vigilância em Saúde: https://www.ubatuba.sp.gov.br/administracao-direta/sms/vigilancia-em-saude/.