SMPA participa de visita sociotécnica aos Territórios Pesqueiros

Na última semana, a Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura (SMPA) participou de uma agenda de atividades vinculadas aos projetos “ARÁ” e “Territórios Produtivos da Bocaina”, promovidas de forma integrada pelo Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina – OTSS, Campus Fiocruz Mata Atlântica – CFMA e Fórum Itaboraí/Fiocruz Petrópolis (PIT).

No primeiro dia, foi realizada uma reunião de apresentação dos projetos, que aconteceu no Quilombo da Fazenda, em Ubatuba, que contou com a presença de pescadores artesanais do município e de Paraty-RJ e representantes de instituições como Fiocruz, OTSS, GT Pesca Artesanal/FCT, Colônia Z-10, EMBRAPA, FIPERJ, CATI/SP, INSTITUTO DE PESCA/Santos/SP, UNESP/Registro/SP e GT Missão Pesca Artesanal (IP/UNESP/Lex).

Na ocasião, a comunidade pesqueira foi ouvida e as instituições puderam se apresentar e compartilhar as ações desenvolvidas para o fortalecimento da cadeia da pesca artesanal em toda região. Nos demais dias, foram realizadas visitas de campo para observação das práticas de pesca artesanal e de cuidados com o pescado, no processo desde a pesca até o transporte para a comercialização, nas comunidades caiçaras da Praia da Almada, em Ubatuba, e de Trindade (Paraty/RJ).

Os encontros também contaram com momentos de rodas de conversas, em que foram avaliadas as visitas e ouvidas as demandas e expectativas das comunidades caiçaras, com discussão de possíveis soluções e encaminhamentos de problemas com foco no desenvolvimento de ações para o fortalecimento da pesca artesanal.

A chefe da Seção de Fomento ao Abastecimento da SMPA, Márcia Regina Rangel Araujo, destacou a importância da obtenção de dados sobre o tema e com respeito à caracterização da pesca artesanal em Ubatuba.

“Quanto mais conhecimento temos sobre um segmento, mais fácil fica articular ações para apoiar e desenvolver a atividade. Um dos nossos grandes avanços para o setor pesqueiro é a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e precisamos implementar ainda mais o apoio, por meio de assistência técnica e da criação de estruturas coletivas, para subsidiar a atividade em todas as etapas da cadeia do pescado no município visando, também, o fortalecimento da pesca artesanal de toda a região, incluindo os municípios do litoral norte paulista e do sul fluminense”, concluiu Márcia.

Saiba mais sobre os projetos:

Projeto “ARÁ

Integra as iniciativas do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), Campus Fiocruz Mata Atlântica (CFMA) e Fórum Itaboraí – Palácio Itaboraí – Fiocruz Petrópolis (PIT). Tem como objetivo geral promover a gestão participativa dos processos de interação para a geração do conhecimento e o fortalecimento de redes territoriais de agricultura familiar de base agroecológica e de Povos e Comunidades Tradicionais, por meio de ações de monitoramento, avaliação e sistematização de experiências.

Projeto “Territórios Produtivos da Bocaina”

De iniciativa do OTSS e tem como objetivo geral fortalecer e fomentar tecnologias sociais, experiências e arranjos locais em agroecologia, pesca artesanal, turismo de base comunitária com base na economia solidária que promovam saúde, soberania e segurança alimentar e nutricional, geração de trabalho e renda, inclusão social às comunidades tradicionais quilombolas, indígenas e caiçaras da Serra da Bocaina.

Crédito foto: Angélica Almeida – Agenda de Saúde e Agroecologia/VPAAPS/ Fiocruz