Ubatuba ocupa a 7ª posição no ranking das cidades mais seguras do Brasil

Um ranking elaborado pelo instituto Urban Systems, publicado recentemente, indica que Ubatuba é a sétima cidade mais segura do país para se viver. Em 2017, o mesmo estudo já havia posicionado o município em 27ª colocação – o que implica um avanço de 20 posições.

A empresa possui uma metodologia própria para a elaboração de uma listagem (Connected Smart Cities) com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, qualificando os municípios mais inteligentes e conectados do país, levando  em consideração vários eixos temáticos – um deles, a segurança.

Num somatório de inúmeras variáveis, Ubatuba aparece como 7º município mais seguro do país.  O recorte de segurança é composto por cinco indicadores, sendo quatro concebidos para o próprio eixo de segurança e um para o eixo de meio ambiente.

Vale destacar que a diferença das cidades melhor posicionadas, em termo de variação de nota, é muito pequena. As três primeiras colocadas são: Balneário Camboriú (SC), Santana de Parnaíba (SP) e Campos do Jordão (SP).

O secretario de Segurança Pública de Ubatuba, major Rubens Martins Franco Jr,  atribui essa melhoria aos investimentos constantes que o governo tem feito na pasta, com a aquisição de novos materiais e veículos , como três veículos tipo SUV, já providos de rádio, giroflex e grafismo e, ainda, previsão de chegada de mais cinco motocicletas para auxiliar no patrulhamento; 40 armas modernas e quatro mil munições de alta capacidade, além de coldres, bastões retráteis e spray espargidor de gás lacrimogênio (armas consideradas não letais). Também foram adquiridos novos uniformes completos e o sistema de rede rádio foi consertado. O efetivo é constantemente valorizado, com a implantação da Atividade Complementar para possibilitar mais guardas na rua e a promoção de cursos de capacitação. Só neste ano, o investimento foi cerca de R$ 1,4 milhão, provenientes de recursos próprios.

Ainda neste mês de setembro, o efetivo participou de um curso de aperfeiçoamento para o uso de pistolas, revólveres e armas longas (Calibre 12 e calibre .40),  realizado em São José dos Campos, por um instrutor credenciado pela Polícia Federal (A GCM de Ubatuba obedece à legislação vigente no que tange ao porte de armas). Foram, aproximadamente, 8 horas de instrução somando prática e teoria – contando, também, com avaliações.

“Nós sabemos que a segurança pública é um dever do estado, mas o prefeito faz um alto investimento em uniformes, armas, bastões, coldres, coletes, além de móveis para o prédio da GCM, a fim de oferecer ao guarda a tranquilidade para ele exercer sua função”, destacou Franco.

A GCM participa do programa Vizinhança Solidária, junto com a Polícia Militar, e também atua com ronda escolar no município – leia mais aqui.

Além disso, vale destacar o trabalho integrado das forças policiais (Polícia Militar, Polícia Civil, IML, Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, Polícia Ambiental, grupamento de Bombeiros e GBmar) eda atuação efetiva do Conselho de Segurança (Conseg), que são fatores indispensáveis para que a segurança continue cada vez mais efetiva em Ubatuba.