Poder Executivo Municipal

Confira galeria de fotos do Dia Mundial de Limpeza em Ubatuba

Confira galeria de fotos do Dia Mundial de Limpeza em Ubatuba

O Dia Mundial da Limpeza – 21 de setembro – foi celebrado em Ubatuba com uma série de atividades que aconteceram ao longo de toda a semana. As ações foram organizadas na região do Itaguá e na região Sul de Ubatuba por diversos parceiros como o Instituto Argonauta, o Projeto Tamar, o Aquário de Ubatuba, Afro Surf, Marsul, Associação Terra do Manguezal e do Guaiamum e o Moto Clube da região Sul, e contaram com a participação das escolas municipais de Ubatuba e o apoio das secretarias de Educação e de Meio Ambiente.

Um dos destaques foi a atividade de limpeza da margem do rio da Laje, em frente à Escola Nativa do Sertão da Quina, que reuniu crianças do terceiro ano sob orientação da coordenadora pedagógica Odileuza e das professoras Carmen e Flávia. Em meia hora de atividade, foram recolhidos seis sacos de lixo de 100 litros e até uma escada de ferro que estava jogada no rio.

Durante uma rápida palestra para as crianças, foi enfatizada a ideia de que lugar de lixo é no lixo. Também foi feita uma exposição de fotos impactantes, mostrando como a fauna marinha morre enrolada em redes ou após a ingestão de plástico e até de bitucas de cigarro.

Muitas crianças deram depoimentos sobre peixes, tartarugas e até golfinhos que viram mortos na praia em decorrência do lixo. Segundo a equipe pedagógica da escola, a ação plantou uma boa semente na consciência das crianças, que saíram comprometidas em passar adiante a ideia de não sujar nossos rios, mares e lagoas.

Já o mutirão de limpeza realizado na praia do Itaguá na manhã do dia 20 contou com a participação de cerca de 300 voluntários. A mobilização voluntária organizada pelo Aquário de Ubatuba, Projeto TAMAR e Instituto Argonauta teve por objetivo conscientizar as pessoas sobre a problemática do lixo no mar e fez parte da #SemanaMaresLimpos 2019, promovida pela campanha Mares Limpos, da ONU Meio Ambiente, em comemoração ao dia mundial de limpezas de praias.

Na ocasião foram distribuídos materiais de coleta de dejetos e luvas para todos os participantes.  Foram retirados 43 Kg de resíduos sendo, na grande maioria, microplásticos, um dos mais prejudiciais à vida marinha e ao ser humano. Será feita uma auditoria das principais marcas responsáveis pelos plásticos e resíduos e, por fim, os resultados serão divulgados para apontar e conscientizar sobre as responsabilidades das marcas.

Já na limpeza feita nas praias da Caçandoca, Maranduba e Lagoinha (manguezal) foram coletados um total de 240 kg de resíduos sólidos.

Funcionario
/* * VLibras */