Ubatuba: Entrega de mais de 1.700 cestas de alimentos para comunidades é concluída

Nesta quarta-feira, 25, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou a entrega de 600 cestas de alimentos para 120 famílias, no Camburi. A ação de distribuição de 1.760 cestas de alimentos para as comunidades de remanescentes quilombolas existentes no município teve início na última semana. Quatro comunidades remanescentes quilombolas foram atendidas com a ação:  Caçandoca, Fazenda da Caixa, Sertão do Itamambuca e Camburi.

Segundo a pasta por meio de uma iniciativa do Governo Federal em parceria com a Fundação Cultural Palmares, Ubatuba foi contemplada com esses alimentos encaminhados pelos órgãos federais com objetivo de atender em caráter emergencial comunidades quilombolas que, em consequência do agravamento de vulnerabilidades sociais causado pela pandemia da Covid-19, podem estar em situação de insegurança alimentar.

A equipe iniciou na última semana a distribuição no Quilombo do Sertão do Itamambuca e Fazenda da Caixa, e nesta semana foram entregues na Caçandoca, e hoje no Camburi. No Sertão do Itamambuca, foram atendidas 70 famílias com 350 cestas, na Fazenda da Caixa, 77 famílias receberam 385 cestas, já na Caçandoca foram 425 cestas para 85 famílias e 600 cestas foram entregues para 120 famílias no Camburi.

Ainda segundo a Secretaria de Assistência Social, os alimentos foram repassados de acordo com as orientações das entidades federais – cada família recebeu cinco cestas, com 21,5 kg cada. A pasta ainda reforça que distribuiu nessas duas semanas quase 38 toneladas de alimentos, e no início de fevereiro entregará em Brasília, na Fundação Cultural Palmares, a prestação de contas com todos os formulários preenchidos e assinados pelos responsáveis pelas famílias beneficiadas.

Cada beneficiário assinou um formulário de prestação de contas durante a entrega dessas cestas, mas como nem todas as famílias conseguiram ir no dia e hora marcada para a distribuição no território, também há uma parceria com as lideranças para ajudar e facilitar o acesso de todos aos alimentos. Normalmente o presidente ou vice-presidente da associação da comunidade de remanescente quilombola recebe pela família que não pode ir durante a ação, e depois realiza essa entrega e coleta das assinaturas. Sendo assim, um representante da comunidade fica responsável por fazer a distribuição para as famílias que não conseguirem ir no dia e hora marcada para a distribuição no território e contribui com o registro no formulário de prestação de contas.

Prefeita Flavia Pascoal discute as demandas do Camburi

A prefeita Flavia Pascoal também nesta quarta-feira realizou uma conversa com a comunidade do Camburi, e entre as principais demandas discutidas estão a iluminação pública e manutenção da estrada que dá acesso ao bairro.