Ubatuba prepara ações em torno dos 10 anos do NASF-AB

Promover a saúde e prevenir doenças é o foco principal do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) que, em 2018, chega a seus 10 anos. Instituído em 2008 pelo Ministério da Saúde, o NASF-AB atua junto às equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), ampliando o atendimento e a qualidade dos serviços do SUS – Sistema Único de Saúde.

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 12, a equipe do NASF-AB de Ubatuba discutiu as estratégias para dar visibilidade ao trabalho realizado, envolver ainda mais a população e ampliar suas atividades.

Em Ubatuba, o NASF-AB conta com duas equipes formadas por profissionais todos concursados das áreas de fonoaudiologia, serviço social, educação física, psicologia, nutrição e fisioterapia. As equipes cobrem as regiões Centro, Oeste e Sul, e conta ainda com um fisioterapeuta que desenvolve atividades especificamente na região Norte.

Em 2018, a equipe do NASF-AB já realizou um total de 188 atividades coletivas abrangendo 824 pessoas e 1.425 atendimentos individuais (dados do primeiro quadrimestre), dos quais 325 foram visitas domiciliares.

São oferecidos à população diferentes grupos, que incluem alongamento terapêutico, pilates, alimentação saudável, orientações a cuidadores, incontinência urinária, insuficiência respiratória, gestantes, orientações sobre amamentação e alimentação de bebês a partir dos seis meses. Além disso, conta com grupos direcionados a pacientes com dor crônica, dificuldades da fala, voz, saúde mental, hipertensos, diabéticos e obesos, além de economia solidária, geração de renda, horta comunitária, oficina do brincar, entre outros. As atividades acontecem tanto na unidade de saúde quanto em espaços da comunidade.

Para além destes grupos, a equipe realiza atendimentos individuais a pacientes na unidade de saúde e realiza visitas domiciliares, especialmente a pacientes acamados e domiciliados.

“Nós atuamos nos territórios conforme as necessidades identificadas pela equipe de ESF. É fundamental que a população busque a unidade mais próxima de sua residência caso tenha interesse em participar desses grupos, para que possamos planejar, juntamente com as equipes, as atividades, conforme a demanda existente”, explica Lais Magalhães, articuladora do NASF-AB em Ubatuba.

O NASF-AB promove também ações em torno a datas especiais do calendário da saúde, como o Dia Mundial de Combate à Hipertensão, a semana de aleitamento materno, o Outubro Rosa e o Novembro Azul.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: nasfubatuba@gmail.com