Poder Executivo Municipal

Comitê realiza Seminário de lançamento do Plano da Primeira Infância

Comitê realiza Seminário de lançamento do Plano da Primeira Infância

Após um longo trabalho para o desenvolvimento e elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância, o Comitê Intersetorial do Plano Municipal da Primeira Infância realiza o Seminário do lançamento oficial do documento. O evento, aberto ao público, acontece no dia 13 de fevereiro, às 14 horas, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto.

O encontro será desenvolvido por uma equipe de apoio ao Comitê, que faz parte do Projeto Primeira Infância Cidadã, realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e como parte da Iniciativa Territórios da Primeira Infância (PIC).

“Essa equipe traz o diagnóstico municipal elaborado por eles, e, em seguida serão apresentadas as ações previstas dentro do PMPI. Será um momento formal para expor as ações finalísticas e cronograma de trabalho”, explicou Luciana Gaspar, uma das articuladoras do Plano.

O do Plano Municipal da Primeira Infância é resultado de um trabalho de quatro anos realizado por meio do envolvimento das diferentes Secretarias e órgãos públicos da administração municipal, poderes Legislativo, Judiciário e sociedade civil, juntamente com o Comitê Intersetorial com o objetivo de gerar ações efetivas para a faixa etária, que compreende crianças de 0 a 6 anos, fazendo a diferença para a vida delas e lançando metas e objetivos para serem cumpridos em 10 anos.

“O plano coloca o pequeno cidadão como prioridade nas políticas públicas. Nosso trabalho promoveu a escuta ativa das crianças e suas necessidades, garantindo o afeto, o cuidado, os estímulos e brincadeiras, promovendo a interação com pais e cuidadores e viabilizando o acesso a serviços adequados que resultam no desenvolvimento integral na primeira infância. Investir na primeira infância é a solução mais eficaz para sanar os problemas da sociedade”, afirmou a articuladora do Plano, Ileana Solera.

“Todos estão convidados a participar deste dia, que será mais um marco para a Primeira Infância em Ubatuba. A programação foi elaborada com muito carinho e será recheada de debates, apresentações culturais e exibição de mini documentário, tudo para uma ampla discussão sobre o tema”, concluiu Ileana.

/* * VLibras */