4ª Conferência Municipal de Cultura acontece em setembro

A Prefeitura de Ubatuba, a FundArt e o Conselho Municipal de Política Cultural convocam todos os artistas, agentes e produtores culturais, representantes dos grupos e entidades culturais, professores e estudantes, representações de movimentos relacionados à promoção da cultura, da juventude, do meio ambiente, do turismo, do desenvolvimento social, das comunidades tradicionais e demais interessados para participarem do processo de elaboração do Plano Municipal de Cultura e da 4ª Conferência Municipal de Cultura.

A partir do dia 6 de agosto a FundArt promove Fóruns Setoriais de Cultura a fim de iniciar os debates sobre a política cultural nas áreas contempladas pelo Sistema Municipal de Cultura de Ubatuba. O intuito é reunir informações com os agentes culturais de cada setor artístico para a elaboração do Plano Municipal de Cultura.

Em seguida, ocorrerão as Pré-Conferências Regionais com o objetivo de introduzir o debate de forma descentralizada, abrangendo assim, cinco regiões de Ubatuba. Os encontros são abertos e não é necessária inscrição prévia.

Confira abaixo programação:

Fóruns Setoriais de Cultura

• 06/08 (quinta-feira) Fórum Setorial Artes Cênicas, Dança e Circo
  • 07/08 (sexta-feira) Fórum Setorial Artes Plásticas e Visuais
  • 10/08 (segunda-feira) Fórum Setorial Cultura Urbana e Digital
  • 11/08 (terça-feira) Fórum Setorial Empresas e Produtores Culturais
  • 12/08 (quarta-feira) Fórum Setorial Folclore, Tradições Populares, Artesanato e Patrimônio Imaterial
  • 13/08 (quinta-feira) Fórum Setorial Fotografia, Cinema e Vídeo
  • 14/08 (sexta-feira) Fórum Setorial Literatura, Livro e Bibliotecas
  • 17/08 (segunda-feira) Fórum Setorial Museus, Arquivos, História e Geografia e Patrimônio Material
  • 18/08 (terça-feira) Fórum Setorial Música

Os Fóruns acontecerão todos os dias no Sobradão do Porto, das 17h às 20h.

Pré-Conferências Regionais

• 20/08 (quinta-feira) Pré-Conferência Sul na E.M.”Virgínia Melle da Silva Lefévre” Maranduba – das 19h às 22h
  • 25/08 (terça-feira) Pré-Conferência Centro-Sul na E.M.”Maria Cruz Barreto” Perequê-Mirim – das 19h às 22h
  • 27/08 (quinta-feira) Pré-Conferência Norte na E.M.”José Belarmino Sobrinho” Puruba – das 19h às 22h
  • 01/09 (terça-feira) Pré-Conferência Oeste na E.M.”Governador Mário Covas Junior” Ipiranguinha – das 19h às 22h
  • 03/09 (quinta-feira) Pré-Conferência Centro na E.M.”Profa. Maria Josefina” – Estufa II – das 19h às 22h

A 4ª Conferência Municipal de Cultura de Ubatuba acontece no dia 05 de setembro na E.M. “Presidente Tancredo de Almeida Neves” no Centro – das 8h às 19hO encontro tem como objetivo avaliar os avanços obtidos desde a realização da primeira conferência em 2009, identificar os próximos desafios para o setor e promover uma nova eleição do Conselho Municipal de Política Cultural.

Plano Municipal de Cultura

O Plano Municipal de Cultura – PMC tem duração de dez anos e é um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da Política Municipal de Cultura na perspectiva do Sistema Municipal de Cultura de Ubatuba. A finalidade é planejar programas, projetos e ações cul­turais que valorizem, reconheçam, promovam e preservem a diversidade cultural existente no município.

Conselho Municipal de Política Cultural

O Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC, é um órgão colegiado deliberativo, consultivo e normativo, integrante da estrutura básica da FundArt, com composição entre Poder Público e Sociedade Civil, se constitui no principal espaço de participação social institucionalizada, de caráter permanente, na estrutura do Sistema Municipal de Cultura – SMC.

Para se candidatar aos 13 setores artísticos e culturais do CMPC, o interessado deve obrigatoriamente participar da Pré-Conferência Regional referente localidade de sua moradia.  A votação dos novos membros do CMPC será no dia 05 de setembro, na 4ª Conferência Municipal de Cultura de Ubatuba.

Clique aqui e confira o Edital no site da FundArt.