Poder Executivo Municipal

Prefeitura entrega novos equipamentos para os postos de saúde

Prefeitura entrega novos equipamentos para os postos de saúde

A Prefeitura de Ubatuba segue priorizando a área da Saúde, principalmente na questão orçamentária, e destina milhões de reais por mês para manter os atendimentos básicos à população de norte a sul da cidade.

Os esforços garantem médicos em todos os postos da cidade e com a conclusão do chamamento do concurso público, novos profissionais capacitados chegaram para atender os ubatubenses.

Além disso, todas as unidades do município ganharam recentemente um grande reforço nos equipamentos e outros materiais, adquiridos através de emendas parlamentares de 2014. 

Foram mais de 500 itens, entre eles, 92 cadeiras de roda, 5 cadeiras de dentista, 25 mesas ginecológicas, 6 desfribildadores, 23 balanças antropométricas, 5 centrais de nebulização e 5 veículos para transporte de equipes, distribuídos entre os Postos de Saúde, como os do Ipiranguinha, do Sesmaria, do Itaguá, Estufa II.

Saúde é Prioridade

Um levantamento recente aponta que nos últimos dois anos, o setor de Saúde Pública recebeu a maior aplicação de recursos municipais de todos os tempos.

No total acumulado desde o início de 2013, foram empenhados mais de R$ 100 milhões para a Secretaria de Saúde. A maior parte dos recursos foi destinada à Santa Casa, entidade que oferece os serviços hospitalar e ambulatorial.

Com um investimento sem precedentes unido ao esforço em outras frentes, o Sistema Único de Saúde em Ubatuba melhora a cada dia e casos como o da turista Monica começam a ser mais frequentes.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, as iniciativas da atual gestão incluem a construção do Plano Municipal de Saúde e da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), o aumento da oferta de exames laboratoriais de 11 mil para 25 mil por mês e o mutirão da mamografia, atualmente em dia.

No que tange a Estratégia de Saúde da Família, aconteceram a recuperação do financiamento federal e a contratação de médicos: 23 de Atenção Básica, sendo dez do programa Mais Médicos, fazendo com que a rede tenha profissionais em todos os postos de sáude.

Vale destacar também alguns programas em andamento: Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atençãoo Básica (PMAQ), Valorização da Atenção Básica (PROVAB), Saúde na Escola, Promoção de Cultura e Paz (COMVIV) e reorganização dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Outro destaque é o Centro de Especialidades Médicas. A população ubatubense conta atualmente com um quadro cada vez mais completo de médicos especialistas, que recebem elogios constantemente dos munícipes.

Funcionario
/* * VLibras */