Poder Executivo Municipal

Cemaden emite alerta de risco moderado de deslizamento em Ubatuba

Cemaden emite alerta de risco moderado de deslizamento em Ubatuba

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta de risco de deslizamento de massa de nível moderado para Ubatuba na madrugada desta terça-feira, 17.

De acordo com a Defesa Civil, não houve nenhuma ocorrência registrada, apesar do grande volume de chuva registrado.  Segundo os pluviômetros automáticos do Cemaden,

os maiores índices foram registrados na região sul do município, com acumulados em 72 horas, que vão de 70 mm até 179.45 mm, esse último registrado no bairro Perequê-Mirim.

Na região Oeste, alguns bairros como Marafunda e Parque dos Ministérios também registraram índices altos – 84.78 mm e 97.22 mm respectivamente.

É extremamente importante que pessoas que se encontrem em áreas de risco redobrem a atenção: devido ao volume de chuva, o solo está encharcado, o que pode ocasionar deslizamento de massa/ terra, causando danos em residências. Caso a chuva persista, é importante que as pessoas que estão nas áreas de risco preservem suas vidas, procurando se abrigar em casas de parentes até que a situação volte ao normal.
Diante de qualquer sinal de risco, como trincas nas casas ou qualquer barulho diferenciado, a orientação é acionar ajuda da Defesa Civil pelo telefone 199. Também é necessário destacar que, em situações de alagamento, a recomendação é não atravessar as áreas atingidas e nunca enfrentar enxurradas.

/* * VLibras */