Poder Executivo Municipal

Defesa Civil alerta população sobre mau tempo nesta semana

Defesa Civil alerta população sobre mau tempo nesta semana

A Defesa Civil do Estado informa que, entre terça-feira (14) e sexta-feira (17), áreas de instabilidade irão avançar pelo Estado, provocando condições para chuvas fortes, contínuas e volumosas, seguidas por raios, ventos e granizo na Região do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Como há previsão para acumulados de 72h elevados (100mm), ressalta-se ainda a importância de atenção especial as áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

Desde 1º de dezembro, os acumulados de chuva em Ubatuba estão, em média, em: Figueira 238mm (região Oeste), Centro 205mm e Puruba 115mm (região Norte) – sendo a média histórica para todo o mês é de 280mm.

Diante da previsão, a Defesa Civil de Ubatuba orienta a população que, durante toda essa semana, principalmente no período da tarde, evite permanecer em cachoeiras pois há a possibilidade da ocorrência de enxurrada; além disso, recomenda que, no caso de mudanças notáveis na condição climática, as pessoas não fiquem em espaços abertos, como praias, nem próximo a árvores devido a incidência de raios.

“Quanto às chuvas, se essas tempestades convectivas ficarem paradas em um lugar só, chovendo por períodos de duas horas ou mais, que ocasionam bastante acumulado. Porém, a dinâmica atmosférica dessa semana está instável, por isso, é pouco provável acontecer isso. O mais recorrente, conforme a previsão, é tempestade com vento e raio”, explicou o geógrafo da Defesa Civil de Ubatuba, Carlos Eduardo Silva.

No início da tarde desta segunda-feira, 12, a Defesa Civil de Ubatuba já identificou no radar o início de uma tempestade convectiva se formando na região norte de Ubatuba (vinda da serra de Paraty-Cunha).

/* * VLibras */