Festival Esportes em Ação é disputado na praia do Perequê-Açú

Nesta segunda-feira, 13, a praia do Perequê-Açú concentrou as competições do Festival Esportes em Ação com disputas de Surfe, Canoa Polinésia e Atletismo. O evento reúne os participantes das escolinhas esportivas da Prefeitura de Ubatuba, desenvolvidas pela Secretaria de Esporte e Lazer, finalizando as atividades de 2021.

Desde a última quinta-feira, 9, o Festival Esportes em Ação tem promovido diversas competições realizadas no ginásio Benedito Pinho Filho, o Tubão, na piscina municipal, no campo de futebol da Estufa II e hoje na praia do Perequê-Açú.

O Surfe foi realizado para as crianças com disputadas entre equipes, valorizando o esforço coletivo. Na parte da manhã, cerca de 40 alunos participaram da prova, em times mistos de meninas e meninos. Para Ariane Palomo, mãe da Emanuele de 9 anos – atleta da escolinha de surfe da Praia Grande – o evento foi um incentivo para a filha continuar no esporte em 2022. “Ela gosta de competir e está empolgada com o evento. A pandemia deixou as crianças muito presas em casa e as aulas de surfe tem permitido que ela socialize mais e faça novas amizades”, explicou Ariane que levou toda a família para torcer pela pequena atleta.

A competição de Canoa Polinésia teve o trajeto do bairro do Itaguá até a praia do Perequê-Açú, exigindo cerca de quatro quilômetros de remada. No período da tarde, os participantes farão o percurso contrário, partindo do Perequê-Açú rumo ao Itaguá. “O projeto da canoa existe desde 2019, quando fundamos a 1ª Escola Municipal de Canoa Polinésia do Brasil. Foi um projeto pioneiro e que tem trazido bons resultados para Ubatuba. Mesmo com pouco tempo, nossa equipe conseguiu ser selecionada em 2020 para participar do mundial no Havaí, na categoria Júnior 16, mas a competição foi cancelada por conta da pandemia”, ressaltou o professor da modalidade, Lucas Miom.

No atletismo, a prova de encerramento contou com 500 metros de corrida para as crianças e quatro quilômetros para os adultos e melhor idade. A moradora do bairro Estufa I, Maria Soares, de 68 anos, falou dos benefícios do esporte para a saúde e dos prêmios conquistados em provas de corrida. “Desde 2007 participo das aulas de alongamento e atletismo. O esporte me faz tão bem que não tomo nenhuma medicação e não tenho pressão alta, diabetes e nem colesterol. Comecei a correr já com 50 anos e agora somo 149 medalhas e 21 troféus”, celebrou a atleta após ter concluído a prova de corrida em apenas 27 minutos.

O secretário adjunto da Secretaria de Esporte e Lazer, Antônio Ferreira, lembrou que 2021 foi um ano atípico por conta da pandemia e que as aulas das escolinhas voltaram a funcionar apenas no mês de setembro. “Foi pouco tempo de atividade neste ano e, por isso, o Festival é importante para confraternizar com os alunos e incentivá-los a darem seguimento no próximo ano. O evento está festivo, harmonioso e tem trazido os familiares para acompanhar as atividades das crianças. Nossa intenção é realizar o Festival Esportes em Ação ao final de cada semestre, aprimorando as atividades e envolvendo cada vez mais os alunos”, adiantou Antônio.

Com o encerramento das atividades, a Secretaria de Esporte e Lazer informa que os alunos participantes das escolinhas já estarão automaticamente inscritos nas mesmas modalidades em 2022, e que a partir do próximo dia 3 de janeiro, serão abertas novas vagas. Os interessados devem comparecer à Secretaria munidos de documentação da criança e do responsável.  O retorno das atividades está previsto para o dia 14 de fevereiro.

Festival Esportes em Ação

O Festival será encerrado nesta terça-feira, 14, com disputadas de vôlei e atividades da melhor idade, como alongamento, ginástica, pilates, zumba, vôlei adaptado, hidroginástica, jogos de mesa, tênis de mesa e bocha.

Durante o período do evento, também foram realizadas competições de basquete, natação, futebol, surfe, atletismo e canoa.