Poder Executivo Municipal

Balanço da Assistência Social: mais de 1800 foram atendidos na Casa de Passagem neste ano

Balanço da Assistência Social: mais de 1800 foram atendidos na Casa de Passagem neste ano

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, divulgou nesta semana o balanço das ações da Casa de Passagem durante todo o ano de 2022.

Segundo o registro, a Casa de Passagem atendeu de janeiro a novembro deste ano mais de 1850 pessoas em situação de rua, sendo quase 60 do próprio município e cerca de 1800 migrantes. Foram mais de mil pessoas abordadas e cerca de 320 pessoas que receberam auxílio para retornar aos municípios de origem, após solicitarem essa ajuda.

Atualmente, o Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) dá suporte ao trabalho desenvolvido pela instituição. “É importante lembrar que o atendimento à população em situação de rua acontece exclusivamente pela Casa de Passagem, sob supervisão do CREAS”, comentou a coordenadora do CREAS, Marina Gregório.

Os atendimentos nas abordagens se referem à identificação das demandas imediatas apresentadas pelas pessoas em situação de rua, desde documentação pessoal, almoço, banho, recâmbio para o município de origem, até o acesso ao atendimento de saúde como: ESF (Estratégia Saúde da Família), Centro de Atendimento Psicossocial AD (Álcool e Drogas), acolhimento institucional e orientações diversas.

A coordenadora do CREAS frisou que as abordagens servem para identificar essas pessoas e orientá-las. “As abordagens servem para identificar as pessoas que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência, que normalmente não acessam o serviço da Casa de Passagem, auxiliando no processo de saída das ruas e possibilitando condições de acesso à rede de serviços e a benefícios assistenciais”.

“O trabalho realizado pela Casa de Passagem busca a resolução de necessidades imediatas e promove a inserção na rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia dos direitos”, completou Marina.

Para a temporada de verão, o CREAS informa que as abordagens de rua serão diárias, se segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da noite.

 

/* * VLibras */