Poder Executivo Municipal

Confederação Brasileira de Surf realiza treinamento em Ubatuba

Confederação Brasileira de Surf realiza treinamento em Ubatuba

Esta semana, entre os dias 6 e 10, o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) está realizando o 1º Treinamento de Campo da Seleção Brasileira Junior de Surf, em parceria com a Área de Desenvolvimento do Comitê Olímpico do Brasil, na Itamambuca. Participam do treinamento doze atletas, três de Ubatuba.

Alexandre Zeni coordenador da equipe multidisciplinar do COB, contou como os atletas foram selecionados para compor a equipe. “Esse treinamento é exclusivo para os doze atletas que formam a seleção brasileira júnior. Eles são os Top 3 do ranking brasileiro sub 18 e sub 16 masculino e feminino. Esses atletas foram selecionados pelo ranking brasileiro do ano de 2020, e essa é a equipe que, se esse ano tivesse um mundial amador da ISA (International Surfing Association), representaria o Brasil”.

Zeni ressaltou também que a cidade de Ubatuba foi escolhida por ser a capital do surf e por proporcionar ondas de qualidade pra treinar. “É uma cidade que tem muitas opções de ondas e são constantes, então nós sabemos que sempre vamos ter uma condição de treino. E também como forma de privilegiar alguns profissionais e alguns atletas daqui. Na equipe de doze atletas por exemplo, três são aqui de Ubatuba, 25% dos atletas”.

Guilherme Fernandes, atleta de Ubatuba, declarou que está muito feliz por integrar a equipe. “Estou aprendendo bastante com os profissionais e absorvendo o máximo para utilizar nas competições e na vida”.

Para Nairê Marquez, também atleta de Ubatuba que participa da equipe selecionada, destacou a influência desse treinamento na sua carreira. “Estou gostando muito! Uma oportunidade incrível. Muito aprendizado, contato com os melhores profissionais e técnicos. A interação com os outros atletas Sub 18 e Sub 16, masculino e feminino. Estamos aprendendo muita coisa, que vamos levar pra toda a nossa carreira”.

Esse projeto foi criado e operacionalizado pela área de desenvolvimento do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) em parceria com a CBSURF (Confederação Brasileira de Surf). “O intuito é mostrar para os atletas um pouco desse novo cenário olímpico. O surf entrou nas olimpíadas esse ano e o Brasil conquistou medalha de ouro. O nosso objetivo é preparar esses atletas para que eles entendam o ciclo olímpico, toda a magnitude, divulgação, o tamanho das olimpíadas e consigam ter uma preparação adequada”, ressaltou Zeni.

Sophia Medina, atleta de São Sebastião, destacou a importância do treinamento agora que o surf virou um esporte olímpico. “Estou achando muito legal o treinamento com o COB e muito diferente o que estamos fazendo. Aqui a gente vai conseguir treinar e aprender muito, é uma base pra ir para o profissional e está sendo super importante treinar com profissionais que são muito bons no que eles fazem e fazer parte da seleção brasileira de surf”.

“Estamos trabalhando na formação humana, educação, acolhimento, e estimulando o lado de equipe, porque o surfe sempre foi um esporte individual, mas a partir desse momento a gente está criando a seleção brasileira júnior, então queremos que esses atletas tenham a compreensão que, apesar de ser um esporte individual, quando falamos de olimpíadas eles estão representando o país, eles têm que ter essa visão coletiva, pensando em tudo que eles representam”, concluiu Zeni.

Confira os atletas e equipe que fazem parte desse treinamento:

Equipe Multidisciplinar:

– Alexandre Zeni – coordenador

– Charles Medina – técnico

– Suelen Naraisa – técnica

– Eduardo Takeushi – preparador físico

– Hygor Siqueira – fisioterapeuta

– Marcos Quito – árbitro

– Pedro Souza – analista de desempenho

– Dr Marcelo Baboghluian – médico

– Dra Maria Lucia Contreras – psicóloga

Atletas:

– Nairê Marquez (Ubatuba SP)

– Sophia Medina (São Sebastião SP)

– Sophia Gonçalves (São Sebastião SP)

– Kemily Sampaio (Praia Grande SP)

– Maya Carpinelli (Garopaba SC)

– Pamella Mel (Garopaba SC)

 

– Ryan Kainalo (Ubatuba SP)

– Guilherme Fernandes (Ubatuba SP)

– Rodrigo Saldanha (Maresias SP)

– Pedro Rian (Paracuru CE)

– Guilherme Silva de Carvalho (Anchieta ES)

 

Crédito foto em destaque @surfaritv

 

/* * VLibras */