Poder Executivo Municipal

Amesp promove primeira Consulta às Comunidades Tradicionais

Amesp promove primeira Consulta às Comunidades Tradicionais

Visando colaborar com a regularização de áreas de cultivo à maricultura em Ubatuba, a

Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo – AMESP promoveu o primeiro encontro de consulta às Comunidades Tradicionais no mês de março.

O evento reuniu diversos maricultores, integrantes do Fórum das Comunidades Tradicionais Caiçaras, representantes do Ministério da Pesca, representantes do Ministério Público Federal e da Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura (SMPA) , além de representantes de comunidades locais.

A ação integra o Projeto Mar é Cultura, realizado pela Amesp, em parceria com a Petrobras Socioambiental, que tem como objetivo o desenvolvimento sustentável da maricultura no litoral norte do Estado de São Paulo.

“Para que seja verdadeiramente sustentável, a atividade precisa garantir o respeito às dinâmicas sociais existentes e aos múltiplos outros usos do espaço marinho, como por exemplo, a pesca artesanal e as áreas de abrigo para embarcações. Nesse sentido, o rito de consulta às Comunidades Tradicionais vem para auxiliar o desenvolvimento sustentável da maricultura na região”, explicou a coordenadora do Projeto Mar é Cultura, Gabriela Bergamo.

O diretor de Gestão de Meios Produtivos da Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura (SMPA), Leonardo Moraes, explicou que esse novo processo implantado para a regularização de áreas vai facilitar todos os pedidos que já existem há anos e que, anteriormente, era muito mais burocrático e menos eficaz. “Esse encontro representa um grande passo para a regularização dos maricultores de Ubatuba e é necessário para a cessão de águas da União com fins desse tipo de cultivo”, finalizou Moraes.

 

/* * VLibras */