Fundart restaura obras do artesão Bigode e prepara exposição em fevereiro

Artista com mais de 5 mil obras e consagrado como “Aleijadinho Caiçara”, o escultor ubatubense Antônio Theodoro de Souza, eternizado como “Bigode”, terá sua obra e história contadas em uma exposição organizada pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart, em parceria com a família do homenageado.

A restauradora Vitória Borsatto está juntando as esculturas do artesão Bigode, entre o acervo da fundação e obras emprestadas por famílias da cidade, para compor a exposição que será realizada entre os dias 15 de fevereiro e 5 de março, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto.

“Bigode é um artista que retratava na madeira a vida caiçara e foi reconhecido ao lado de Aleijadinho, como um dos maiores escultores santeiros do País e, porque não dizer, do mundo. Tem obra dele no Vaticano e também na França, vendidas por um valor inestimável. Ele contava histórias na madeira e espalhou para diversos países essas histórias”, destacou Vitória que também atua como curadora da iniciativa, ao lado de Carol Labarca.

Durante este mês de janeiro, a restauradora está trabalhando nas peças do Bigode que pertencem à Fundart e, em seguida, conforme combinado com as famílias que emprestarão esculturas do artista, também fará a restauração das peças em contrapartida ao empréstimo.

Cerca de 30 esculturas farão parte da exposição, bem como um espaço com projetor para transmitir vídeos que contarão um pouco da história do artista de Ubatuba e depoimentos de familiares, amigos e pessoas que conviveram com ele no município.

“O acervo do Bigode é muito importante, principalmente na criação de santos. Ele gostava de observar a miscigenação do povo caiçara e introduzir traços dos moradores locais em suas obras”, analisou Vitória.

Bigode aprendeu a fazer esculturas sozinho quando ainda era criança. Morou grande parte da sua vida no bairro do Perequê-Açu, onde casou e constituiu família. Além do trabalho de esculpir madeira, o artesão também atuou por mais de 10 anos como professor de oficina cultural da Fundart, quando junto com alunos criou a obra intitulada “Liberdade”, que retrata a Lei Áurea – documento que declara extinta a escravidão no Brasil e que data de 1888. A escultura de dois metros de altura fará parte da exposição.

Mesmo tendo perdido a visão já na melhor idade, o artista ubatubense continuou a criar e ensinar o ofício da arte, falecendo aos 82 anos em junho de 2015.

Obras

Vitória Borsatto ressalta que quem tiver obras do Bigode e desejar que elas participem da exposição sobre o artista, basta procurar a Fundart pessoalmente na sede localizada na Praça Nóbrega, 54, Centro, ou pelo telefone (12) 3833-7000.