Poder Executivo Municipal

Saúde alerta população para evitar contatos com morcegos

Saúde alerta população para evitar contatos com morcegos

A Vigilância Epidemiológica (Viep) de Ubatuba, ligada à Secretaria Municipal de Saúde, orienta a população a evitar contato com morcegos, pois o animal é um potencial transmissor da raiva humana, que não possui cura. De acordo com a Viep, somente nesta primeira semana de 2023, quatro pessoas buscaram atendimento médico nas unidades de saúde do município por conta de acidentes com morcegos.

As orientações da Viep é que nunca se deve tocar em morcegos estando ele vivo ou morto, bem como em qualquer outro animal silvestre, inclusive gambás. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Alyne Ambrogi, explica que em caso de lambida, arranhão ou mordida desses bichos é necessário procurar imediatamente o serviço médico.

Outras medidas preventivas incluem a vacinação anual de cães e gatos contra a raiva e equipar as janelas das residências com telas de proteção para evitar que morcegos, que possuem hábitos noturnos, possam invadir os imóveis.

Vale lembrar que morcegos são protegidos por lei e sua captura ou extermínio é crime ambiental. As espécies desse animal que habitam áreas urbanas não costumam atacar seres humanos, podendo morder apenas por defesa quando é diretamente manipulado.

A Viep destaca ainda que a equipe de Zoonoses do município pode ser acionada pelo telefone (12) 3832-6810 em caso de encontro desses animais.

/* * VLibras */