Em dois anos de vacinação contra Covid Ubatuba aplica 224.747 doses

Dois anos após o início da vacinação contra a Covid-19 em Ubatuba, a Secretaria Municipal de Saúde contabiliza 224.747 doses aplicadas em pessoas a partir dos seis meses de idade. A imunização que começou no dia 21 de janeiro de 2021 segue à disposição dos moradores em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.

Dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica (Viep) do município na última quinta-feira, dia 26, mostram que 88.977 pessoas se vacinaram com a 1ª dose; 2.245 receberam a dose única; 77.206 tomaram a 2ª dose; 40.572 garantiram a 3ª dose; 15.635 se imunizaram com a 4ª dose já liberada em Ubatuba para todas as pessoas maiores de 18 anos; e 112 se vacinaram com a 5ª dose disponível para imunossuprimidos com mais de 40 anos.

A coordenadora da Viep, enfermeira Alyne Ambrogi, explica que embora o município tenha alcançado índices satisfatórios de vacinação contra a Covid, as doses de reforço precisam ser mais aderidas pela população.

Um relatório extraído dia 26 de janeiro do Vacivida, sistema online que tem como objetivo principal realizar o registro nominal na aplicação das doses da vacina contra a Covid-19, mostra que em Ubatuba 60.042 pessoas estão em falta com alguma dose de reforço da vacina. Entre os faltosos, 10.696 não receberam a 2ª dose; 34.811 a 3ª dose; 14.339 a 4ª dose; e 196 ainda não procuraram pela 5ª dose da vacina.

“Não podemos esquecer que a chegada da vacina foi um momento muito importante para o mundo inteiro e tem nos permitido, aos poucos, retornar uma rotina mais próxima do que conhecemos antes da pandemia. Muitas pessoas perderam a vida pela doença, novos casos continuam sendo registrados todos os meses e não podemos relaxar com a vacina e com a proteção das pessoas que amamos”, ressaltou a coordenadora, enfatizando que o esquema vacinal precisa ser completado por todos.

O boletim da vigilância aponta ainda que Ubatuba soma desde o início da pandemia, 17.785 casos de Covid e 180 óbitos, sendo que 30 pessoas perderam a vida somente no ano passado.

Primeira vacina em Ubatuba

O dia 21 de janeiro de 2021 se tornou uma data importante para Ubatuba, quando a expectativa pela imunização da Covid-19 se tornou realidade no município com a primeira vacinação realizada em uma técnica de enfermagem da Santa Casa da cidade. O início da aplicação da vacina causou emoção na população, principalmente nas equipes de saúde que há meses estavam na linha de frente do combate à Covid na expectativa da imunização necessária.

“É uma emoção muito grande participar deste momento histórico e saber que a vacina chegou e daqui a algum tempo vamos poder nos abraçar. É a cura chegando”. Esse foi o depoimento da primeira vacinada no município, Terezinha do Rosário, de 58 anos, que integra a equipe de enfermagem da Santa Casa. O imunizante aplicado foi da CoronaVac, desenvolvido pela parceria entre o Instituto Butantan e a Sinovac.