Poder Executivo Municipal

Carreta da Mamografia inicia atendimento na Avenida Iperoig

Carreta da Mamografia inicia atendimento na Avenida Iperoig

Promover o diagnóstico precoce do câncer de mama e garantir o rápido encaminhamento de mulheres para o tratamento adequado são as prioridades da Carreta da Mamografia, do programa “Mulheres de Peito”, que iniciou nesta terça-feira, 12, os atendimentos na Praça de Eventos, na Avenida Iperoig.

Os exames de mamografia são gratuitos e serão realizados até o próximo dia 23 de dezembro. Para o atendimento, mulheres de 50 a 69 anos precisam apresentar apenas RG e Cartão SUS; as demais pacientes, de 35 a 49 anos e acima de 70, necessitam de pedido médico do Sistema Único de Saúde, Cartão SUS e RG. A expectativa é atender 500 mulheres.

“Descobri um nódulo na mama com um exame feito na carreta em 2017. Fiz o controle e hoje venho renová-lo. Recomendo que todas as mulheres façam o mesmo, pois a descoberta foi muito importante para mim”, relatou Azinete Alves, de 52 anos, que realizou o exame nesta terça-feira.

A carreta funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com distribuição de 50 senhas por dia, e aos sábados, das 8h às 12h, com a entrega de 25 senhas. Não é necessário agendamento.

“A Carreta da Mamografia é um importante reforço na prevenção do câncer de mama e uma oportunidade para as mulheres realizarem o exame na nossa própria cidade. Vamos aproveitar esse e terminar o ano com a mamografia em dia”, destacou a secretária de Saúde, Ana Cristina Lourenço.

O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil, mas a descoberta da doença em estágio inicial aumenta as chances de cura e evita tratamentos invasivos.

A Carreta da Mamografia é muito importante na prevenção do câncer de mama, pois amplia o acesso das mulheres ao exame, prioriza o diagnóstico precoce e garante o rápido encaminhamento da paciente para o tratamento adequado.

Resultado da mamografia

Após a realização do exame, a mulher recebe na hora a imagem impressa e um protocolo com senha de acesso para retirar pelo site o laudo final da mamografia. Quem encontrar dificuldade para imprimir pode buscar por ajuda na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência.

/* * VLibras */