Poder Executivo Municipal

Projeto de Ubatuba sobre educação no trânsito é destaque regional

Projeto de Ubatuba sobre educação no trânsito é destaque regional

Praticar esporte e promover a leitura na comunidade são os objetivos do projeto Pedala Leitura, colocado em prática pela EM Nativa Fernandes de Faria, no Sertão da Quina, região Sul da cidade.

A iniciativa, que acontece no local há mais de cinco anos, aderiu ao Programa Educação Viária é Vital (EVV), da Fundación MAPFRE em 2021 e, mais uma vez, foi premiada durante o encontro nacional de professores da instituição em 2023, desta vez como destaque regional.

A cerimônia aconteceu na capital paulista, no dia 8, e marcou o encerramento das atividades do EVV, voltado para a conscientização e a educação no trânsito nas escolas.

A coordenadora do projeto na EM Nativa, Gizelle Maria Nogueira Santos, leciona Educação Física e representou a unidade junto aos professores e educadores dos 45 projetos que foram destaque regional em 2023 e que concorreram a um dos 10 prêmios como Destaque Nacional.

“Participar de todo o processo de seleção e estar no Encontro Nacional foi uma experiência fantástica de muito aprendizado e motivação para continuar com o Projeto, que tem contribuído para a formação e transformação de dezenas de alunos e da comunidade escolar”, comemorou Gizelle ao receber indicação prêmio nacional pelo segundo ano consecutivo.

Mais sobre o projeto

O projeto Pedala Leitura beneficia 320 alunos de primeiro ao quinto ano, sendo que os alunos dos quintos anos saem para circular pelo bairro com suas bicicletas, com a supervisão dos professores.

A bicicleta é um instrumento para a observação, exploração, manutenção da saúde, leitura da cidade e incentiva a mobilidade urbana sustentável por meio da Educação para o Trânsito, transformando os alunos em agentes multiplicadores desse conhecimento, que agem e contribuem com a mudança do ambiente onde vivem.

/* * VLibras */