Poder Executivo

Saúde: Prontos Atendimentos realizam coleta de exames laboratoriais

Saúde: Prontos Atendimentos realizam coleta de exames laboratoriais

Os Prontos Atendimentos (PA) da Maranduba e do Ipiranguinha passaram a realizar a coleta de exames de análises clínicas para pacientes que se enquadram em atendimentos de urgência. A iniciativa foi implantada no dia 5 de outubro nas unidades e funciona todos os dias, das 7h às 19h.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a coleta de exames laboratoriais, como de sangue e urina, complementa a conduta médica, ampliando a autonomia e a qualidade do atendimento oferecido aos munícipes. “Os PAs prestam atendimento de média complexidade e a coleta dos exames é oferecida apenas para os pacientes internos, que estão em atendimento. O exame é coletado, enviado para o laboratório prestador de serviço da Secretaria de Saúde, que fica na região central, e o resultado é liberado para a equipe do PA de forma digital, mediante login e senha. Quando necessário, o exame pode ser impresso para o paciente também”, explicou Simone Brito, enfermeira articuladora do Planejamento Estratégico da Saúde.

O resultado laboratorial demora até quatro horas para ser finalizado e, durante esse tempo, o paciente fica em observação na unidade. Em seguida, é reavaliado pelo médico. A novidade além de um grande benefício para a população também é uma medida que evita o deslocamento do paciente até a Santa Casa, desafogando o atendimento da unidade de urgência e emergência da cidade.

A enfermeira ressalta ainda que a coleta de exames não é realizada para pacientes atendidos em outras unidades de saúde, apenas para os casos urgentes dos Prontos Atendimentos. “Esse serviço era uma reivindicação antiga e que agora vai contribuir bastante para agilizar os atendimentos, antecipar diagnósticos e salvar vidas”, destacou Simone, enfatizando ainda que a intenção é expandir a coleta dos exames para todo o horário de funcionamento dos PAs.

O PA da Maranduba fica localizado na Rua do Engenho e funciona 24h todos os dias. Já o Pronto Atendimento do Ipiranguinha, que fica na rua da Assembleia, nº 114, tem o funcionamento diário das 7h às 19h.

Os PAs devem ser procurados em casos de sintomas agudos, porém com menor gravidade, como quadros de febre, vômito, diarreia e leve mal-estar.

/* * VLibras */