Poder Executivo Municipal

Música, fé e tradição: Folia de Reis será celebrada em Ubatuba

Música, fé e tradição: Folia de Reis será celebrada em Ubatuba

A Folia de Reis acontecerá em Ubatuba no dia de Reis, 6 de janeiro, no Coreto da Igreja Matriz. Organizado pela Prefeitura de Ubatuba, Fundart, Paróquia Exaltação da Santa Cruz e Pastoral Fé e Cultura, o encontro ocorrerá às 20h30, com a presença de grupos locais.

Origens históricas

A Folia de Reis é uma festa do folclore brasileiro, de origem católica, integrada na cultura durante a colonização portuguesa e adaptada regionalmente. A celebração, por meio de música, fé, dança e vestimentas típicas, recorda a visita dos reis magos ao menino Jesus e consolida-se como um dos patrimônios imateriais mais significativos da cultura brasileira.

Em Ubatuba não é muito diferente…

A Folia de Reis também é preservada há mais de dois séculos na cidade de Ubatuba, mas a tradição traz algumas singularidades.

“Ao invés da viola caipira, aqui se utiliza a viola caiçara, com sua peculiar meia-corda ou cantadeira, que proporciona uma melodia singular”, conta Rogério Estevenel, pesquisador de cultura popular e membro do grupo de Fandango Mestre Pedrinho.

O uso da rabeca, caixa de folia, adufo, instrumento semelhante ao pandeiro, também são singularidades musicais da celebração na cidade.

Além dos instrumentos, as letras também foram influenciadas pelo regionalismo. “Em Portugal os versos possuíam uma conotação mais profana, porém em solo brasileiro, principalmente em Ubatuba, adquiriram uma conotação mais religiosa que, inclusive, segue até os dias de hoje”, explica Estevenel.

Senhor e dono da casa, vai chegando a folia
Vem beijar a nossa bandeira e escutar a cantoria
Vem beijar a nossa bandeira e escutar a cantoria ai ai ai

Folia de Reis

André e Andrade

É música e cor em uma só melodia

Os instrumentos são decorados com fitas coloridas, simbolizando a Virgem Maria (amarelo, cor-de-rosa e azul) e o Espírito Santo (branco). As roupas variam de branco a azul, passando por verde, rosa e amarelo, destacando-se na celebração.

                                                             Cantar para preservar

Em Ubatuba há uma muitos grupos de Folia dos Reis como: Cantamar, Tijolinho de Jesus, Santa Rita da Enseada, Mestre Pedrinho, Mestre Neco, foliões da Maranduba, Praia Grande do Bonete, Folia São Geraldo do Itaguá, Folia Sagrada Família, Grupo Mineiros de Ladainha, Mestre Dito Fernandes, entre outros, que mantém vivo esse legado cultural que une gerações, preserva valores, crenças e tradições.

/* * VLibras */