Poder Executivo Municipal

Participe do III Fórum de Saberes Artesanais

Participe do III Fórum de Saberes Artesanais

O III Fórum de Saberes Artesanais, contemplado pelo ProAc, com apoio da Prefeitura de Ubatuba e da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), convida artesãos do município e toda a população a participar do evento, que este ano será realizado de forma híbrida: com atividades remotas, pela internet, de agosto a outubro, e presencialmente, na semana de aniversário da cidade, de 28 a 31 de outubro de 2021.

O saber artesanal é aquele fundamentado na vivência e na transmissão dos ensinamentos de geração para geração, a partir das tradições familiares, carregando a identidade e a sensação de pertencimento a um território nas pessoas que o executam.

A programação do III Fórum de Saberes Artesanais é construída de maneira participativa e é composta por oficinas, podcasts, vivências e mesas redondas, além de exposição da produção artesanal feita no município.

Para participar, acompanhe a página internet https://saberesartesanais.com.br/  e as redes sociais do Fórum no Facebook https://www.facebook.com/forumsaberesartesanais/  e no Instagram https://www.instagram.com/forumsaberesartesanais/

A exposição online já está disponível no link https://saberesartesanais.com.br/exposicao-online/

“A grande novidade do evento será a I Mostra de Saberes Artesanais do Litoral Norte, a ser realizada presencialmente, de 9 de outubro a 7 de novembro, na Sala de Exposição do Teatro Municipal. Seu objetivo é a valorização do artesanato como bem cultural e artístico”, destaca Carolina Labarca, do setorial de Artesanato da Fundart e coordenadora do evento.

Outro ponto importante é o acolhimento da diversidade e a inclusão de todas as pessoas interessadas. Assim, pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista, pessoas com deficiência (PcD), mulheres e povos originários terão prioridade de inscrição  para ministrar oficinas e vivências.  “Vivemos em um mundo de diversidade, não há espaço para exclusão”, afirma Labarca.

As atividades contarão com tradução em libras, audiodescrição, legendas (para transmissões online). O site e as redes sociais também passam por adequações na comunicação visual para atender pessoas com TEA.

Na segunda-feira, 9 de agosto, será aberta as inscrições para a primeira oficina que vai ser online, chamada Cadernos de Viagem.

Já os podcasts trarão entrevistas com as artesãs e artesãos das quatro cidades do Litoral Norte. O primeiro, que estará disponível a partir do dia 16 de agosto, trará relatos das lideranças indígenas guaranis Luiza e Ivanildes.

No período de atividades remotas, a programação inclui também informações sobre temas como a Base Conceitual do Artesanato Brasileiro e o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), além de lives e palestras com representantes do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e professores da Universidade de São Paulo (USP).

Quem estiver interessado em participar da exposição online ou da mostra presencial encontrará todas as informações em https://saberesartesanais.com.br/exposicao-online/

Serviço

III Fórum de Saberes Artesanais

Online: De agosto a outubro

Presencial: 28 a 31 de outubro de 2021

Saiba mais e acompanhe em:

https://saberesartesanais.com.br/

Facebook https://www.facebook.com/forumsaberesartesanais/

Instagram https://www.instagram.com/forumsaberesartesanais/

Youtube https://www.youtube.com/channel/UCL8Y8SSFE1xyxxMz7VrIQAQ

/* * VLibras */