Poder Executivo Municipal

Hospital Regional do Litoral Norte levará o nome de Francine Maia

Hospital Regional do Litoral Norte levará o nome de Francine Maia

Após três anos da sua inauguração, o Hospital Regional do Litoral Norte, sediado na cidade de Caraguatatuba, passará a ser denominado “Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França”, uma homenagem à servidora pública concursada da Prefeitura de Ubatuba que muito contribuiu para melhorias na área da saúde da região e faleceu aos 48 anos, no dia 16 de setembro de 2019.

A lei nº 17.670, que garante a nomeação, foi promulgada no dia 14 de abril e publicada na Subsecretaria de Gestão Legislativa da Casa Civil nesta segunda-feira, dia 17. O documento informa que o executivo estadual adotará as providências necessárias para que o hospital receba placas de sinalização que o identifique com a denominação atual.

A homenagem à Francine Maia teve início com uma mobilização de trabalhadores, gestores e usuários da saúde pública não apenas de Ubatuba, mas de todas as demais cidades do Litoral Norte e do Vale do Paraíba, que decidiram impulsionar um abaixo-assinado com o objetivo de que o Hospital Regional do Litoral Norte levasse o nome de Francine.

Biografia

Francine Maia ingressou na Prefeitura de Ubatuba aos 19 anos, em 18 de março de 1991, por meio de concurso, como recreacionista na Secretaria de Esportes. Após formar-se em Assistência Social, passou também pelas secretarias de Cidadania e Desenvolvimento Social até se estabelecer definitivamente na Secretaria de Saúde, onde foi diretora da Supervisão de Planejamento em Saúde e atuou, entre tantas outras funções que desempenhou ao longo da carreira, como membro efetivo do Colegiado da Câmara Técnica do Litoral Norte, e fez parte de diversos grupos de trabalho da Diretoria Regional de Saúde (DRSXVII), que abrange 39 municípios do Vale do Paraíba e do Litoral Norte.

A servidora foi integrante do Conselho Municipal de Saúde (Comus) e dedicou boa parte de sua vida à defesa da garantia dos direitos da população à saúde, sendo defensora de uma gestora pública comprometida com a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e sua humanização.

/* * VLibras */