Poder Executivo Municipal

Prefeitura de Ubatuba contribui para reforma na Delegacia de Polícia Civil

Prefeitura de Ubatuba contribui para reforma na Delegacia de Polícia Civil

Na tarde desta sexta-feira, 4, autoridades da Polícia Civil, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), advogados, prefeito, secretários municipais e vereadores compareceram à Delegacia de Polícia Civil para a inauguração de novos espaços e a revitalização de áreas já existentes.

Foram construídos uma sala de apoio à advocacia e um parlatório, local onde ocorrem as comunicações entre advogado e cliente, quando está detido. Também foram criados novos espaços, como criação de sala de videoconferência para audiências de custódia, revitalização do pátio interno da delegacia, reforma da secretaria da cadeia, refeitório e cozinha para os policiais civis e criação de dois alojamentos para os policiais do Deinter 1, que apoiam o município de Ubatuba na operação verão.

A obra resultou de investimento conjunto da Polícia Civil, OAB e apoio da Prefeitura de Ubatuba com a mão-de-obra. O delegado de polícia civil titular de Ubatuba, Ricardo Mamede, manifestou seu contentamento diante da entrega. “A ideia surgiu a partir da criação de uma sala de conferência para uma maior qualidade nas audiências de custódia, além de liberar efetivo da escolta policial que era feita durante a semana aqui e aos finais de semana em Caraguatatuba – o que era uma dificuldade principalmente na temporada. Só com essa liberação, já ganhamos mais três policiais na atividade e notamos uma ascensiva melhora nas investigações. Já para a sala de apoio, precisamos alterar o layout da secretaria da cadeia. Conseguimos tudo com apoio e material da Seccional e mão-de-obra da prefeitura. Ainda não está tudo pronto, o alojamento ficará pronto em mais duas semanas, mas são singelas reformas fruto de muito trabalho e empenho”, afirmou Mamede.

O presidente da Subseção da OAB de Ubatuba, Márcio de Souza, comemorou a inauguração, afirmando que se trata de um “espaço que as autoridades terão para prestar um atendimento digno e que o cidadão será respeitado para ter uma conversa privativa com o advogado que prestará o serviço”.

O prefeito de Ubatuba, Márcio Maciel (MDB), elogiou o espaço e também disse estar honrado por participar da inauguração. “São melhorias muito importantes para o município e para a delegacia, proporcionando melhores condições aos advogados e à população. Podem contar sempre com a prefeitura”, garantiu.

Ele ainda aproveitou a oportunidade e fez a entrega de um decreto que declara a presidente da OAB Seção SP, Patrícia Vanzolini, como ‘hóspede oficial do município’.

Em seguida, o delegado seccional do Litoral Norte, José Vinciprova Sobrinho, reforçou o agradecimento à prefeitura pelo apoio constante e disse ser um dia de festa, reforçando os ganhos da sociedade perante as melhorias. “Essa humanização é um plano para toda a Defesa Civil do Litoral Norte. Começamos em Caraguatatuba, seguimos para Ubatuba e agora queremos proporcionar isso nas demais cidades”, disse.

O delegado diretor do Deinter 1, Waldir Antônio Covino, enalteceu a integração com a comunidade e todas as forças para um melhor resultado das ações. “Essa tem sido a tônica em que estamos insistindo. Ainda que alguém diga que não tem grande expressão, existe sim, grande expressão social e institucional e ela só foi possível com a união da OAB, prefeitura, Câmara, setor privado e polícia civil.  É uma estrutura para oferecer um trabalho de melhor nível e refletindo positivamente p comunidade”, pontuou. Ele ainda acrescentou que “o trabalho da advocacia é relevante e muito bem-vindo em todas as unidades policiais e corrobora para legitimar o trabalho policial. Temos, ainda, que reconhecer e enaltecer a polícia civil de Ubatuba, que tem pessoas comprometidas e dedicadas que, apesar de dificuldades imensas do cotidiano, apresentam resultados dignos de registro”.

 A homenageada e presidente da OAB Seção SP, Patrícia Vanzolini, também falou sobre sua admiração pela Polícia Civil que, segundo ela, desenvolve um trabalho valoroso, inteligente e competente, mas que muitas vezes é pouco valorizado.

“É importante valorizar esse ambiente em que tratamos de um momento difícil do ser humano que é o momento em que se perde a liberdade e, também, em que a vítima é penalizada.

Ações como essa tornam esse momento menos angustiante e menos doloroso, principalmente, aqueles que são profissionais e passam sempre muito tempo no local. É preciso que seja um ambiente amistoso, respeitoso e agradável e isso só é possível com a sinergia de todos os poderes. Nós, advogados criminalistas, agradecemos imensamente pois um atendimento, quando feito em más condições, prejudica a dignidade e a efetividade do trabalho”, concluiu.

A cerimônia foi finalizada com o descerramento da placa pelas autoridades.

/* * VLibras */