Poder Executivo Municipal

Ubatuba fica acima da média nacional na nota do IOEB

Ubatuba fica acima da média nacional na nota do IOEB

O município de Ubatuba obteve a nota 5,0 no IOEB – Índice de Oportunidades da Educação Brasileira, divulgado no último fim de semana. No Brasil, cerca de 24% dos municípios não conseguiram mostrar avanços e 71% dos municípios ficaram abaixo da média nacional de 4,71.

O IOEB é uma ferramenta que busca apoiar a atuação de líderes em prol da educação brasileira. A ideia é estimular os gestores a promoverem transformações que deixem um legado em todo ecossistema da educação. O índice leva em consideração um conjunto de fatores divididos em dois grupos: insumos e resultados educacionais. Entre os indicadores de insumos educacionais analisados pelo IOEB estão: escolaridade dos professores, número médio de horas aula/dia, experiência dos diretores e taxa de atendimento na educação infantil. Já os indicadores de resultados educacionais incluem: nota no Ideb dos anos iniciais do ensino fundamental, nota no Ideb dos anos finais do ensino fundamental e taxa líquida de matrícula do ensino médio.

Segundo a secretária municipal de Educação, Pollyana Gama, a divulgação do aumento da nota de 4.9 para 5.0 confirma que Ubatuba está no rumo certo. “Ubatuba avançou e ficou acima da média nacional e do estado de São Paulo. Com isso, a responsabilidade de toda nossa equipe aumenta. O bom é que temos muitos profissionais, famílias comprometidas e um prefeito que tem colaborado para isso pois o propósito de promover uma aprendizagem cada vez mais significativa e de boa qualidade aos nossos alunos é comum a todos nós”, reforça Pollyana.

Em levantamento realizado pela Diretoria Administrativa da secretaria municipal de Educação, a aplicação dos recursos por aluno de Ubatuba é proporcionalmente a segunda maior do Litoral Norte mesmo tendo o menor orçamento.

“O resultado reflete o empenho da equipe, da comunidade e o compromisso da administração em priorizar e garantir a aplicação dos recursos no setor”, destaca o prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD).

Para saber mais sobre o IOEB, visite a página: https://ioeb.org.br/

 

Funcionario
/* * VLibras */