Poder Executivo Municipal

Prefeitura de Ubatuba fará instalação de 160 lixeiras no município

Prefeitura de Ubatuba fará instalação de 160 lixeiras no município

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou a compra de 160 lixeiras que serão instaladas até o início de março em diversos pontos da cidade. A pasta informou que ainda neste primeiro semestre de 2023 dará inicio a coleta seletiva na cidade.

São 110 lixeiras de 1.600 litros e 50 lixeiras de 1.000 litros, todas personalizadas com adesivos educativos para indicar o descarte correto em cada uma. Serão instaladas em bairros de norte a sul da cidade, sendo eles: Maranduba, Lagoinha, Perequê-Açu e Ubatumirim, Estaleiro, Praia Grande e Tenório.

O secretário de Meio Ambiente, Guilherme Adolpho, ressaltou a importância dessa aquisição. “Essa ação é decorrente de um plano de trabalho que foi definida em dezembro junto com o Conselho Municipal de Meio Ambiente para utilização e destinação dos recursos. É extremamente importante a colocação dessas lixeiras para fortalecermos o trabalho de educação ambiental, tanto com moradores quanto com turistas, teremos lixeiras para lixos recicláveis e para não recicláveis, todos devidamente identificados”.

Sobre a coleta seletiva, Guilherme destacou que a previsão é que inicie ainda neste primeiro semestre de 2023. “Nossa expectativa é recolher a princípio cerca de 30 toneladas de material reciclável por mês. Com isso, além de preservar o meio ambiente, reduziremos o transbordo do lixo, cumprindo ainda a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”.

“O foco principal da coleta seletiva é incentivar a consciência ambiental da população frente ao lixo que cada um produz, promovendo mudanças no comportamento dos moradores e turistas que visitam a nossa cidade, fazendo com que grande parte do material reciclável reintegre seu ciclo produtivo”, enfatizou Adolpho.

Um cronograma de coleta seletiva será divulgado em breve para toda a população. Para participar, basta separar o lixo seco do orgânico, disponibilizando o material no dia da passagem do caminhão coletor.

/* * VLibras */