Rio Escuro terá caminhão cata-treco e mutirão contra a dengue dia 11

As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti continuam em todas as regiões da cidade. No próximo sábado, dia 11, o bairro do Rio Escuro receberá um mutirão de orientação aos moradores, inspeção de imóveis e a participação do caminhão cata-treco que recolherá materiais, objetos e utensílios descartados pela população e que podem acumular água.

A ação está programada para acontecer das 8h às 14h e contará com a participação dos Agentes de Controle de Endemias (ACE), Agentes Comunitários de Saúde (ACS), colaboradores da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e também com representantes da sociedade civil. No total, cerca de 50 pessoas devem integrar o mutirão.

Eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti é necessário durante todo o ano, mas no período de chuvas os cuidados são intensificados para evitar epidemias de dengue, Chikungunya, Zika e febre amarela.

O coordenador de Endemias de Ubatuba, Jorge Dantas, explica que o setor acompanha diariamente as notificações das arboviroses e foca as ações nas localidades com casos suspeitos ou confirmados. “As fortes chuvas que atingiram recentemente todo o litoral é uma grande preocupação quanto à proliferação dos mosquitos e estamos agindo de forma rápida e em conjunto com outros setores essenciais para eliminar os possíveis criadouros”, ressaltou Dantas, lembrando ainda que a região oeste da cidade já recebeu três mutirões deste o início do ano.

O Rio Escuro será a primeira ação em 2023 a contar com o caminhão cata-treco. “Nosso objetivo é recolher materiais inservíveis, recicláveis ou não, e que os moradores geralmente não sabem como destinar em local adequado. Com a retirada será possível contribuir com a limpeza dos imóveis e incentivar os munícipes a evitarem o acúmulo de material”, reforçou o coordenador, que pede para que a população colabore com as ações, liberando a inspeção de casas e estabelecimentos pelos agentes devidamente identificados.

Próximos Mutirões

O combate ao mosquito Aedes aegypti também acontecerá dias 17 e 18 de março nos bairros Sertão da Quina e Araribá; e dia 25 no Perequê Mirim.

Eliminar água parada

A Secretaria Municipal de Saúde pede para que os moradores mantenham a limpeza de calhas, lajes, pratos de vasos de plantas, bebedouros de animais, bandejas de geladeira, baldes e regadores. É importante eliminar ainda latas, pneus velhos, frascos plásticos, entre outros objetos que possam acumular água.