Poder Executivo Municipal

Assistência Social divulga campanha “Dê uma nova chance, não dê esmola”

Assistência Social divulga campanha “Dê uma nova chance, não dê esmola”

“Dê uma nova chance, não dê esmola”, com essa mensagem a Secretaria de Assistência Social espera conscientizar moradores e turistas sobre os serviços hoje oferecidos pela Prefeitura Municipal de Ubatuba às pessoas em situação de rua.

Atualmente, o município disponibiliza para essas pessoas atendimentos na Casa de Passagem – equipamento supervisionado pelo CREAS (Centro de Referência de Assistência Social). E por isso, indica que todos direcionem essa população para Casa de Passagem, ligando para (12) 3833-5260 e solicitando atendimento.

Na Casa de Passagem os moradores em situação de rua recebem auxílio para as suas mais diversas necessidades como ajuda com documentação pessoal, almoço, banho, recâmbio para o município de origem, até o acesso ao atendimento de saúde como: ESF (Estratégia Saúde da Família), Centro de Atendimento Psicossocial AD (Álcool e Drogas), acolhimento institucional e orientações diversas.

“Dar esmolas é tirar o direito à acolhida social que todos nós temos. Por isso, pedimos para que toda a população nos ajude nessa campanha”, comentou o secretário de Assistência Social, Luiz Augusto, lembrando que em breve serão instaladas faixas pela cidade divulgando o número de telefone da Casa de Passagem.

Abordagens

Segundo dados da Secretaria de Assistência Social, a Casa de Passagem atendeu de janeiro a novembro deste ano mais de 1850 pessoas em situação de rua, sendo quase 60 do próprio município e cerca de 1800 migrantes. Foram mais de mil pessoas abordadas e cerca de 320 pessoas que receberam auxílio para retornar aos municípios de origem, após solicitarem essa ajuda.

Para a temporada de verão, o CREAS informa que as abordagens de rua serão diárias, de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da noite.

/* * VLibras */