Poder Executivo Municipal

Educação amplia projeto Pedagogia das Relações para mais quatro unidades

Educação amplia projeto Pedagogia das Relações para mais quatro unidades

Após o sucesso da implantação do projeto piloto denominado Pedagogia das Relações em quatro Creches da Rede Municipal de Ensino em 2022, a Secretaria de Educação (SME) decidiu expandir a iniciativa para mais quatro unidades em 2023.

O projeto irá praticamente dobrar o número de crianças atendidas – de 511 passará a 1058. Além das unidades CEI Terezinha Fernandes Rossi, Emei Profª Maria Alice Leite da Silva”, Emei Prof. José Carlos Pereira e CEI Irmã Sofia, passarão a fazer parte as Emei Bessie, CEI Profº Corsino Aliste Mesquita, CEI Luiza Basílio e CEI Maria Lúcia (Tia babá).

De acordo com a equipe de Supervisão responsável pelo projeto, foram feitos alguns ajustes para melhorar a dinâmica de funcionamento da iniciativa, que traz vivências pedagógicas para as crianças, atendendo a exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, ainda, possibilita a formação continuada dos agentes educacionais por meio de capacitações presenciais e online.

De acordo com a secretária da pasta, Fatinha Barros, a iniciativa vai ao encontro da gestão, que preza pela capacitação constante dos profissionais da Educação como um todo para atuarem com excelência nas escolas.  “Nosso intuito é proporcionar um atendimento de referência em qualidade de acolhimento, escuta, cuidado e desenvolvimento afetivo, emocional e pedagógico às crianças das nossas Creches. Além disso, a iniciativa reduz o horário de execução do trabalho dos Agentes Educacionais e dá oportunidade aos servidores para participar de uma formação específica com carga horária complementar, que será oferecida de forma presencial e online”, finalizou Fatinha.

BNCC

A BNCC é um documento que determina os direitos de aprendizagem de todo aluno cursando a Educação Básica no Brasil, nela consta que: Direitos de aprendizagem e desenvolvimento asseguram, na Educação Infantil, as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambiente que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural.

/* * VLibras */