
O Projeto Verão no Clima, uma ação promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), em parceria com municípios costeiros será realizada em Ubatuba no dia 24 de janeiro de 2026. A iniciativa integra educação ambiental, mobilização social e atividades culturais com foco na preservação das praias e na conscientização de moradores, turistas e veranistas.
O principal objetivo do projeto é reforçar a importância do descarte correto de resíduos, incentivar práticas sustentáveis e reduzir os impactos ambientais causados pelo aumento do fluxo de pessoas no verão. A programação inclui ações educativas, oficinas, gincanas, corridas, atividades recreativas, apresentações culturais e outras atividades voltadas à sensibilização ambiental.
Além de mobilizar visitantes e comunidade local, o Verão no Clima busca construir uma cultura de responsabilidade socioambiental e fortalecer a mensagem de cuidado com os ecossistemas costeiros. A ação também reforça a presença do poder público e incentiva a participação ativa da sociedade civil na agenda ambiental.
“O Verão no Clima é um projeto essencial para reforçarmos a consciência ambiental em um período de grande movimento nas praias. Queremos engajar moradores, turistas e comerciantes em atitudes simples, mas que fazem toda a diferença, como o descarte correto de resíduos e o cuidado com nossos ecossistemas. Ubatuba tem uma das maiores riquezas naturais do país, e é nosso dever preservá-la”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Guilherme Arantes.
Estrutura do projeto e participação da comunidade
Todas as despesas do projeto serão custeadas pela SEMIL, conforme estabelecido na Cláusula Sétima do convênio, sem transferência de recursos entre as partes.
Para compor a programação cultural, artistas locais, ONGs, associações e grupos interessados poderão se inscrever para se apresentar no palco ou expor nas tendas do evento (3m x 3m). A participação dependerá do preenchimento de formulário específico e da disponibilidade de vagas definidas pela coordenação estadual.
Os interessados devem preencher a planilha até 10 de dezembro de 2025, no link:
🔗 https://docs.google.com/spreadsheets/d/1scD62Pq9ldeYKSaWeGEkEaKpCU4holskYl1OeTHqNFA/edit?gid=0#gid=0