Poder Executivo Municipal

Prefeitura de Ubatuba participa de aniversário de 52 anos da Aldeia Boa Vista

Prefeitura de Ubatuba participa de aniversário de 52 anos da Aldeia Boa Vista

A Prefeita de Ubatuba, Flavia Pascoal, e representantes de várias secretarias e órgãos municipais, estiveram presentes entre os dias 10 e 12 de março nas comemorações dos 52 anos de aniversário da Aldeia Boa Vista (Tekoá Jaexaá Porã), no bairro do Prumirim.

O tema do evento neste ano foi “Resistência e Reconhecimento Territorial” e a programação incluiu atividades diversas em torno à cultura indígena, como apresentações de danças e cantos, rodas de conversa, pintura corporal, culinária e venda de artesanatos. O evento reuniu participantes de todo o estado bem como das aldeias Rio Bonito e Akaray.

Um dos momentos principais foi a homenagens aos anciãos da aldeia, dona Santa Araci, Altino dos Santos Wera Mirim, dona Jandira Paraguassu, Venâncio Karai, dona Olga da Silva, Adelio da Silva Paraguassu, professor José Roberto dos Santos Karai, professor Joel dos Santos, familiares remanescentes, saudoso José Bonifácio e Maria Bertulina, Mauricio dos Santos e dona Maria Helena, Mario de Lima, Carlos de Lima, Leoncio de Lima e Zilda de Lima, bem como a homenagem à senhora Ilma de Souza Yva, a anciã mais idosa da Aldeia, com 96 anos.

O evento encerrou com o ritual de celebração de passagem de ciclo do tempo novo ou “Ara Pyau” (primavera e verão) para o tempo velho ou “Ara Ymã” (outono e inverno) e a degustação do bolo de aniversário da Aldeia e dos aniversariantes de março.

“Agradecemos à Prefeitura de Ubatuba e a todos os parceiros que nos apoiaram nessa organização”, destacou o cacique Marcos Tupã. “Foi uma vivência que nos fortaleceu em nossa luta e resistência contra diversos retrocessos que vêm ocorrendo em nível federal, como a aprovação na Câmara dos Deputados do projeto de lei (PL) 491, de mineração em terras indígenas, que passam sobre nossos direitos, assim como o PL 490 e as votações do marco temporal, que ameaçam o reconhecimento dos povos indígenas como povo originário”, completou.

/* * VLibras */