Jornalista Daniela Arbex vai conversar com leitores em Ubatuba

A premiada jornalista e escritora Daniela Arbex estará na Biblioteca Municipal de Ubatuba na terça-feira, 29 de agosto, às 19 horas, conversando com fãs sobre seus livros “Holocausto brasileiro – genocídio: 60 mil mortos no maior hospício do Brasil” e “Cova 312”, obra que levou o prêmio Jabuti 2016.

“Holocausto brasileiro” ganhou o prêmio de melhor livro-reportagem de 2013 pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). O livro denuncia as condições desumanas a que eram submetidos os pacientes do hospital Colônia de Barbacena (MG), onde milhares de pacientes foram internados à força, sem diagnóstico de doença mental. Conforme o relato, epilépticos, alcoólatras, homossexuais, prostitutas, meninas que ficaram grávidas pelos patrões, mulheres confinadas pelos maridos, moças que haviam perdido a virgindade antes do casamento, entre outras pessoas, foram torturadas, violentadas e mortas no local.

Já o livro “Cova 312” revela uma história real sobre como as Forças Armadas mataram pela tortura um jovem militante político, forjaram seu suicídio e sumiram com seu corpo, reconstituindo o calvário desse jovem, de seus companheiros e de sua família até sua morte e desaparecimento.

Daniela Arbex

Uma das jornalistas mais premiadas de sua geração, Daniela Arbex trabalha há 20 anos no jornal Tribuna de Minas como repórter especial. Já recebeu mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, entre eles, o Prêmio Esso de Jornalismo, o americano Knight International Journalism Award (2010) e o IPYS de Melhor Investigação Jornalística da América Latina (2009).

Para saber mais sobre Daniela, visite seu site: http://www.danielaarbex.com.br

Viagem Literária

A roda de conversa com Daniela integra a 10ª edição do “Viagem Literária”, programa que tem o objetivo de aproximar autores, livros e bibliotecas de cidadãos de todo o estado de São Paulo. Nesse circuito, dezenas de municípios recebem escritores e artistas consagrados para falar de seus personagens e histórias registradas nos livros. Ubatuba já recebeu

“A atividade com Daniela encerra o ciclo de conversas com escritores, mas o circuito em Ubatuba ainda inclui uma oficina de escrita criativa, que acontecerá neste semestre, em data a ser divulgada em breve”, informa a bibliotecária Keila Redondo.

A biblioteca Ateneu Ubatubense fica na Praça 13 de Maio, n° 52, no Centro.