Poder Executivo Municipal

Recadastramento de aposentados e pensionistas do IPMU pode ser feito de forma digital

Recadastramento de aposentados e pensionistas do IPMU pode ser feito de forma digital

O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba informa que este ano o recadastramento para prova de vida anual de servidores públicos aposentados e pensionistas, vinculados ao IPMU, será feito de forma digital. A nova modalidade de regularização cadastral está disponível pela plataforma Gov.br, onde será realizada a biometria facial e a comprovação de vida.

O aplicativo do governo federal simplifica e agiliza os serviços públicos digitais, permitindo a regularização do cadastro de aposentados e pensionistas sem a necessidade de sair de suas residências. O serviço inteiramente remoto requer apenas um celular com acesso à internet.

A prova de vida digital já pode ser utilizada pelos 876 beneficiários do IPMU convocados para fazer o procedimento ao longo dos meses de junho, julho e agosto. Este período deve ser seguido para evitar bloqueios e a suspensão do pagamento do benefício. A comprovação é importante para evitar possíveis fraudes e/ou pagamentos indevidos, conferindo mais segurança ao próprio segurado e ao erário público.

Como fazer

Para realizar a prova de vida digital, o beneficiário precisa baixar o aplicativo e fazer sua conta no Gov.br. Caso já possua uma conta, basta acessá-la no aplicativo Gov.br no celular, digitando seu CPF e sua senha. Ao entrar é preciso realizar o reconhecimento facial, utilizando a câmera do celular em um ambiente iluminado. Em seguida, no próprio Gov.br, na aba “serviços”, o beneficiário poderá confirmar a realização de sua prova de vida.

Outras opções

O IPMU ressalta ainda que o beneficiário que não possuir aparelho celular compatível, poderá realizar a prova de vida presencialmente, na sede do instituto. Os aposentados e pensionistas inválidos ou com locomoção impossibilitada por motivo de saúde podem solicitar, mediante apresentação de atestado médico, visita domiciliar para a efetivação do procedimento.

Mais informações pelo telefone (12) 3833-3044, que também funciona como WhatsApp, ou pelo e-mail: ipmu@ubatuba.sp.gov.br.

/* * VLibras */