Poder Executivo Municipal

Prefeitura recebe GBMar para discutir aumento de efetivo

Prefeitura recebe GBMar para discutir aumento de efetivo

Na manhã desta segunda-feira, 8, representantes das Secretarias de Segurança, Meio Ambiente e Gabinete da Prefeitura e representantes da Câmara Municipal receberam integrantes do Grupamento de Bombeiros Marítimo – GBMar do Litoral Norte para discutir aumento de efetivo dos guarda-vidas que atuam na cidade.

Durante o encontro, foram discutidas alternativas para o aumento do número de profissionais atuantes, como a contratação de Guarda Vidas temporário fora da temporada ou a criação de uma espécie de atividade delegada, com a apresentação de um projeto de lei para a criação do programa “Praia Segura”.

O comandante do GBMar do Litoral Norte, Capitão Danilo Pisaneschi, destacou a mudança no conceito de “temporada de verão”, reforçando que, agora, Ubatuba recebe turistas o ano inteiro: o que aumenta a demanda dos guarda-vidas.

Segundo Pisaneschi, de Maranduba ao Camburi, são mais de 77 setores de praia com interesse de segurança pública.   “Somos a primeira cidade do litoral paulista quando falamos em busca de destino turístico e na última temporada de verão, entre novembro de 2023 e março de 2024, tivemos cerca de sete óbitos – um número muito acima dos anos anteriores”, disse.

Ele ainda explicou que a proposta seria de contratação de 40 guarda-vidas. Atualmente, o efetivo do GBMar conta com 38 militares que se revezam em dois turnos de serviço

O secretário de Segurança, Alexandre Napoli, disse que sabe da necessidade e acredita que a solicitação é plausível. “Ubatuba merece”, salientou.

Ao final do encontro, o secretário de Governo, Wagner da Silva, se comprometeu em retornar sobre qual a melhor forma de realizar o aumento dos GVTs em, no máximo, 10 dias.

/* * VLibras */